1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

7 sintomas da doença Celíaca

Ao longo da vida estamos sujeitos a enfrentar diversos tipos de doença, uma delas é a Celíaca. Aqui você vai saber tudo sobre este problema, incluindo os principais sintomas.

O que é a doença Celíaca?

A doença Celíaca é um transtorno no intestino delgado, que ocorre em pessoas com problemas genéticos. O problema pode atingir pessoas de todas as idades, a partir da infância. Esta doença é causada por uma proteína do glúten, que está presente principalmente no trigo e na cevada.

Truques-para-desinchar

O que é a doença Celíaca? Imagem:divulgação

A Celíaca atinge uma a cada 100 pessoas no mundo, mas este número varia de acordo com a região. Ela pode causar inflamações no tecido do intestino delgado, o que gera bastante desconforto.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma dieta sem glúten

Sintomas da doença Celíaca

Sempre que você suspeitar do surgimento da doença Celíaca, deve procurar um médico, confira abaixo 7 sintomas que ela causa. Algumas pessoas podem estar com o problema, mas não apresentam sintomas.

1 – Problemas relacionados ao intestino
Um dos primeiros sintomas causados pela doença Celíaca é a diarreia prolongada, que dura mais de 30 dias, e pode causar a desidratação. A Celíaca também pode causar a prisão de ventre.

2 – Distúrbios na alimentação
Outro sintoma bastante comum durante o surgimento da doença Celíaca é a anemia, que também está relacionada à falta de apetite proporcionada por este problema.

3 – Problemas com o peso
Quem está com a doença Celíaca pode apresentar problemas na alimentação, ganhando um sobrepeso, ou então emagrecendo rapidamente. Outro grave problema é a diminuição no crescimento, que afeta as crianças, e o vômito também ajuda nessa diminuição de peso.

sem gluten

O que é a doença Celíaca? Imagem:divulgação

4 – Dores abdominais
As inflamações no intestino, causadas pela doença Celíaca, provocam fortes dores na região do abdômen. Outro problema nesta área é a distensão abdominal, que provoca inchaços na barriga.

5 – Osteoporose
Um sintoma da doença Celíaca, que surge mais em longo prazo, é a osteoporose ou a osteopenia. O problema é causado devido à má absorção de cálcio e vitamina D.

6 – Problemas psicológicos
A doença Celíaca também pode causar alterações no humor, provocando diversos resultados, entre eles a irritação, ou então o desânimo.

7 – Cansaço
Por estar relacionada ao intestino a doença Celíaca pode provocar fadiga nos atingidos. As constantes mudanças de peso também colaboram para o agravamento dessa condição.

Acesse e saiba mais informações: 9 receitas de pão sem glúten

Como diagnosticar a doença?

Após apresentar algum dos sintomas, e consultar um médico, ele deverá solicitar a realização de um exame de sangue, em outros casos é necessário fazer uma biópsia, para que seja retirado um pedaço do intestino delgado e analisado com bastante cuidado.

O que é a doença celíaca

O que é a doença Celíaca? Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: 25 alimentos sem glúten que você celíaco pode comer

Como tratar a doença Celíaca?

Ainda não existe um medicamento para combater a doença Celíaca, o único tratamento a ser realizado é não consumir glúten durante toda a vida.

Quem tem este problema, deve evitar o consumo dos alimentos derivados do trigo, como os pães; da cevada, como a cerveja; e alimentos que contenham centeio. O ideal é seguir uma dieta sem consumir macarrão, bolacha, biscoito e bolo. É fundamental evitar o glúten, pois a doença Celíaca pode levar até mesmo a morte.

Recomendados para você: