1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Brownie de Chocolate sem Glúten

Hoje em dia muito se ouve sobre os malefícios do glúten a saúde, mas você sabe realmente o que é o glúten? Onde encontra-lo? O glúten é uma mistura de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina que são encontradas naturalmente no endosperma da semente de cereais, principalmente na cevada, trigo, centeio, e triticale.

Brownie de Chocolate sem Glúten

Brownie de Chocolate sem Glúten. Imagem:divulgação

É facilmente encontrada em pães, massas, bolos, bolachas, entre outros alimentos que usam farinhas de trigo. O glúten serve para deixar a massa mais elástica e resistente na hora de trabalhar com ela, auxiliar no crescimento da mesma e deixa-la mais macia na hora de comer, facilitando a mastigação.

Porém para pessoas que tem alguma intolerância ou problemas de saúde e não podem consumir o glúten, há outros meios de preparar certos alimentos sem fazer uso de alimentos que contém a proteína.

Acesse e saiba mais informações: → 10 Chocolates sem Lactose

Receita de brownie de chocolate sem glúten

Ingredientes:

Para essa receita que rende mais ou menos dez pedaços, você irá precisar ter em casa alguns ingredientes, tais como:

– ¼ de xícara de farinha de linhaça;

– ¾ de xícara de água morna separada em duas porções, uma de ¼ e a outra de ½ de xícara;

– 1 xícara de açúcar mascavo;

– 3 xícaras de farinha de arroz;

– 1 xícara de fécula de batata;

– 100 gramas de chocolate;

– 2 colheres de sopa de cacau em pó;

– 9 colheres de sopa de óleo de coco;

– ¼ de xícara de polvilho doce;

– 1 colher de chá de fermento químico em pó.

Modo de preparar:

Para preparar o doce você irá precisar fazer uma farinha que substitua a farinha de trigo e fique sem glúten. O primeiro passo então é misturar bem a farinha de arroz, a fécula de batata e o polvilho doce, passando na peneira para agregar bem e deixar guardada em pote com tampa.

Deixe o seu forno pré-aquecendo a 220 graus enquanto vai começando a preparar o brownie. Para fazer a massa, misture em um recipiente a farinha de linhaça, o fermento e acrescente aquele ¼ de xícara de água morna. Deixe esse recipiente parado por 10 minutos, nesse tempo a mistura vai aumentar e ficar como se fosse uma espuma de espessura mais grossa.

 brownie de chocolate sem glúten

brownie de chocolate sem glúten. Imagem:divulgação

Pegue os 100 gramas de chocolate e derreta-o junto com o óleo de coco em banho-maria ou então no micro-ondas e deixe reservado. Misture as gotas de chocolate na farinha sem glúten para evitar que elas fiquem no fundo.

Depois de o chocolate derretido ficar morno, acrescente o açúcar mascavo, a mistura de linhaça e mexa bem. Aos poucos vá colocando a farinha sem glúten com as gotas, a outra porção de água morna (aquele ½ de xícara) e misture até formar uma massa homogênea.

Para untar a forma antes de despejar a massa, use óleo de coco e o cacau em pó. Após isso, leve ao forno nos mesmos 220 graus do pré-aquecimento por mais ou menos 25 minutos. Só tire do forno quando a massa estiver firme e você observar uma casquinha na superfície. Depois de pronto é só cortar em pedaços e servir.

Recomendados para você: