1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (145.656 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Confira a Lista de Medicamentos que Contem Glúten

O glúten é uma proteína presente em alimentos que possuem trigo, aveia, centeio, malte ou cevada. Ele que confere a elasticidade na massa de diversos alimentos, como o pão e está presente também em alguns medicamentos.

Muitos brasileiros entre homens e mulheres, adultos e crianças sofrem com a doença do glúten ou a doença celíaca, por isso antes de comprar um remédio, verifique a sua composição e a presença desse elemento.

Medicamentos que contem glúten: Quais os efeitos do glúten na pessoa celíaca?

O glúten somente faz mal para quem sofre da doença celíaca ou da doença do glúten. A ingestão constante dessa proteína na alimentação diária pode causar problemas sérios à saúde, levando a um quadro de desnutrição e até a morte do paciente.

Ela causa uma inflamação na mucosa do intestino delgado, que resulta na má absorção das substâncias pelo organismo.

Doença Celíaca

Doença Celíaca. Imagem:divulgação

Quando o glúten chega ao intestino de pessoas celíacas provoca uma reação no sistema imunológico e as células de defesa atacam a região.

Dessa maneira, as vilosidades do intestino que geralmente assimilam os nutrientes da comida, não conseguem desempenhar o seu papel. Por isso, é muito importante para o celíaco saber o que tem glúten.

Medicamentos que contem glúten: Quando aparecem os sintomas da doença do glúten?

Entre os sintomas mais comuns da doença do glúten estão crises de diarreia com muita dor e desconforto abdominal, anemia, falta de apetite, emagrecimento exagerado, dermatites e alterações hepáticas, vômitos e prisão de ventre.

Doença Celíaca

Doença Celíaca. Imagem:divulgação

Em muitas pessoas, a doença celíaca aparece logo na infância e em indivíduos pré-dispostos geneticamente. Em crianças, a reação ao glúten pode causar problemas no desenvolvimento e em adolescentes, pode ocasionar também baixa estatura. Já nos adultos, além dos sintomas comuns, a doença pode causar anemia e osteoporose.

Medicamentos que contem glúten: O que possui glúten?

As mulheres sofrem mais com a intolerância ao glúten do que os homens, pois a cada homem celíaco, duas ou três mulheres têm a doença. Infelizmente, quem sofre com a doença não pode consumir alimentos que tenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte, além dos seus derivados, como a farinha de trigo, macarrão, biscoitos e pães.

Doença Celíaca

Doença Celíaca. Imagem:divulgação

Há toda uma lista de alimentos com glúten que o paciente deve ter que incluem também bolos, cerveja, salgadinhos, hambúrguer, gérmen de trigo, sêmola de trigo, queijos, ketchup, maionese, molho shoyo, salsinha, alguns temperos industrializados, cereais, barrinhas de cereais, xaropes, molhos brancos, sopas desidratadas ou temperos prontos, além dos remédios.

Medicamentos que contem glúten: Remédios com Glúten

Muitos remédios utilizam amido de milho para obter a consistência ou a forma desejada de seus medicamentos ou na fabricação da cápsula que envolve a substância do medicamento.

Algumas vezes é difícil identificar na bula a existência de glúten na fórmula, pois os elementos se encontram com o nome da substância ativa em vez do nome popular.

Remédios com Glúten

Remédios com Glúten. Imagem:divulgação

Por isso, o paciente pode tentar reconhecer com a lista de alguns componentes que podem indicar a presença de glúten, entre eles: proteína vegetal hidrogenada ou hidrolisada, glutamato monossódico, maltose, maltodextrina, álcool de açúcar, amido modificado, amidoglicolato de sódio, dextrina e corantes com malte de cevada.

Medicamentos que contem glúten: Lista de medicamentos com glúten

Antes de consumir qualquer medicamento, é preciso perguntar ao seu médico se o remédio possui glúten. Além disso, o paciente pode consultar o Bulário Eletrônico da Anvisa e preencher os dados do nome do remédio, a empresa, o expediente e o período de publicação, no resultado é possível acessar a bula e a composição do medicamento.

O paciente também deve perguntar ao farmacêutico se o produto possui glúten em sua fórmula antes de comprar. Se a pessoa ainda tiver dúvida, é interessante entrar em contato com a empresa farmacêutica produtora do medicamento. Algumas possuem setor especializado de atendimento ao consumidor e por isso conseguem responder mais rapidamente as demandas.

Recomendados para você: