1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.666 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Diabéticos podem comer glúten?

As pessoas diabéticas precisam seguir uma alimentação equilibrada e saudável para que não tenham crises e possam manter o seu nível de glicose regulado. Geralmente essas pessoas seguem uma dieta rigorosa e sempre estão atentos ao nível de açúcar dos alimentos, principalmente de carboidratos como massas, biscoitos e demais doces. Além de conter açúcar, esses alimentos também são constituídos por glúten, uma proteína que causa problemas em muitas pessoas.

Muitas pessoas diabéticas ficam preocupadas com o fato de que se devem adotar uma dieta totalmente livre desse tipo de proteína e nós estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas.

Diabéticos podem comer glúten?

A grande pergunta dos diabéticos é se podem ou não ingerir o glúten em sua dieta. A resposta para isso é mais simples do que muitos imaginam: os diabéticos podem ingerir o glúten assim como a maioria das pessoas, sendo que apenas os celíacos devem eliminá-lo de sua alimentação.

Especialistas relatam que no geral os diabéticos não precisam se preocupar com o consumo do glúten, mas sim com a associação que existe entre os diabéticos e a doença celíaca. Essa relação consiste no fato de que, principalmente nas pessoas mais jovens, a diabetes pode surgir juntamente com a doença celíaca; nesses casos sim é recomendada uma dieta sem o glúten. É recomendado, portanto, que jovens com diabetes façam exames para descobrirem se não possuem a doença celíaca e que jovens com doença celíaca façam exames para descobrir se possuem diabetes.

Diabetes e Doença Celíaca

Esse tipo de diabetes, onde a pessoa também possui a doença celíaca, é conhecida como diabetes tipo 1. A Associação Americana de Diabetes relatou que cerca de 10% das pessoas com diabetes tipo 1 também possuem a doença celíaca.

Mas você deve estar se perguntando porque isso acontece, qual é a relação das duas doenças. Nós explicamos: ambas são autoimunes, o que resulta no sistema imunológico atacando o próprio organismo. No caso do diabetes, o ataque ocorre às células do pâncreas, responsáveis por produzir insulina. Esta, por sua vez, é responsável por diminuir o nível de glicose no sangue. Já na doença celíaca o ataque ocorre ao intestino delgado, resultando em uma inflamação. Quando combinadas, as duas doenças podem causar ao organismo deficiência de vitamina B12, prejudicando diversos aspectos da vida.

Receitas para pessoas diabéticas – dicas

Os diabéticos precisam se alimentar com cuidado, sempre avaliando a quantidade de açúcar de cada alimento. Por isso é fundamental estar por dentro de alimentos e cardápios que podem ser ingeridos sem nenhum problema, pois não afetam o seu organismo.

Há diversas receitas hoje em dia livres de açúcar, indicadas especialmente para pessoas com a doença. Além disso também há os alimentos diet que podem ser ingeridos. Entre as receitas indicadas para pessoas diabéticas, mencionamos as seguintes: salmão grelhado, frango assado sem pele, lentilha, carne assada, purê de abóbora, macarrão integral, rosbife, laranja com bagaço, berinjela no forno, frango grelhado, entre outros. Caso prefira, você pode ir até uma nutricionista, explicar o seu problema e lhe pedir um cardápio especial, somente com coisas que você pode comer no seu dia a dia.

Como conviver com o diabetes

Não é fácil, mas também não é impossível viver com o diagnóstico de diabetes. Adotando alguns hábitos diários você conseguira se acostumar mais rapidamente com a nova dieta e assim poderá levar uma vida normal. Entre as medidas indicadas para que você possa conviver bem com a doença é investir em um cardápio saudável e certo, como indicamos anteriormente.

Outra dica importante é praticar atividades físicas, não ceder ao sedentarismo. Com a prática de atividades físicas você irá se sentir mais disposto, saudável e alegre.

Recomendados para você: