1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (645 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...

Doença celíaca na infância! Veja como cuidar!

Todo mundo sabe que as crianças adoram comer diversos alimentos como pipoca, macarrão, bolacha e muitos outros não é mesmo? Porém, algumas crianças acabam não se dando bem com esse tipo de alimento, isso porque elas tem a chamada doença celíaca que é um intolerância definitiva ao glúten que é uma proteína que está presente no trigo, centeio e cevada.

Podemos perceber que o glúten está presente na grande maioria dos alimentos e quando uma pessoa sofre de doença celíaca ela acaba sendo privada desses alimentos e no caso das crianças isso não é diferente. Confira aqui como cuidar de uma criança com doença celíaca.

Doença celíaca na infância

Primeiramente é importante entender o que ocorre dentro do organismo de uma pessoa com a doença celíaca e é importante também saber como funciona o intestino delgado.

As paredes do órgão possuem as chamadas vilosidades que são como se fossem uma fileira de dedos de luva, assim que o alimento passa por essa fileira, esses pequenos relevos são encarregados de absorver os nutrientes desses alimentos.

Doença celíaca na infância

Doença celíaca na infância. Imagem:divulgação

No caso das pessoas com intolerância ao glúten, essas pequenas vilosidades do intestino acabam diminuindo de tamanho toda vez que a proteína é ingerida e devido a isso o corpo não consegue absorver os nutrientes necessários.

É por isso que é extremamente importante saber se seu filho tem essa doença pois caso ele tenha o organismo não está absorvendo os nutrientes necessários para que ele tenha um bom crescimento.

Acesse e saiba mais informações: 10 chocolates sem lactose

Doença celíaca na infância sintomas

No geral, a doença celíaca já começa a apresentar os primeiros sinais de intolerância ao glúten logo quando a criança começa a ingerir alimentos sólidos que contenham glúten, isso normalmente ocorre entre 1 e 3 anos de idade.

Os sintomas mais comuns são:

Diarréia crônica ou prisão de ventre

Perda de apetite

Gases e cólicas intestinais

Fezes mal cheirosas e pálidas

Atraso no crescimento

Fadiga

Fraqueza

falta de energia

Anemia

Repetidas dores abdominais

Inchaço abdominal

Anemia inexplicável

Cãibras musculares

Dores nos ossos e articulações

Sensação de formigamento e adormecimento das pernas

Erupção dolorosa na pele

Osteoporose

Infertilidade

Defeitos no esmalte dental

É importante ficar atento a todos esses sintomas pois a doença celíaca precisa receber um tratamento desde cedo.

Acesse e saiba mais informações: Quais os Sintomas da Intolerância a Lactose ?

Doença celíaca na infância diagnostico

Assim que os sinais começarem a surgir é ideal levar a criança ao pediatra que será o responsável por fazer uma avaliação completa na criança e assim definir se realmente a criança possui a doença celíaca ou se os sintomas são devido a algum outro problema.

Doença celíaca na infância diagnostico

Doença celíaca na infância diagnostico. Imagem:divulgação

O médico vai pedir um exame de sangue para que seja possível detectar a presença de alguns anticorpos, caso de positivo o médico vai ainda pedir uma biopsia do intestino delgado para ter a certeza que a criança possui ou não a doença.

Vale lembrar que se caso os parentes direto da criança possuem a doença celíaca é importante dar essa informação ao pediatra logo de inicio para que seja mais fácil dar o diagnostico.

Doença celíaca na infância tratamento

O tratamento da doença celíaca consiste na exclusão completa e permanente do glúten na alimentação da criança. Dessa maneira a criança deverá eliminar o trigo, centeio e aveia da alimentação.

Doença celíaca na infância

Doença celíaca na infância. Imagem:divulgação

Importante deixar bem claro que a dieta poderá variar de acordo com a idade e as necessidades nutricionais da criança, dessa maneira é preciso seguir a risca as orientações do pediatra, não se deve  cortar o gluten completamente da alimentação caso você não tenha certeza se esse é o diagnostico da criança. É importante levar ao pediatra em caso de qualquer suspeita.

Acesse e saiba mais informações: Doença Celiaca Bioquimica

Doença celíaca na infância alimentos

Confira alguns dos alimentos que são permitidos no caso de crianças com a doença celíaca:

Arroz (e farinha de arroz e creme de arroz)

milho (e maisena)

quinua

amaranto

feijão

ervilha grão de bico

lentilha

trigo sarraceno

Batata, batata doce

aipim (mandioca)

inhame

cará

polvilho (doce e azedo)

goma de tapioca

fécula de batata

sagu

araruta

Pães sem glúten

biscoito de polvilho

biscoitos de soja, arroz, milho

massas isentas de glúten

tapioca

Esses são alguns dos alimentos permitidos para quem tem a doença celíaca, mas lembre-se de sempre consultar o médico para saber se esses alimentos podem ser consumidos no seu caso.

Recomendados para você: