1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4.554 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Intolerância à lactose primária

A ação no organismo de quem possui a intolerância a lactose é muito rápida ocorre até 2 horas após ter ingerido o alimento, o problema pode se agravar quando não há um cuido maior. O detalhe que mais incomoda talvez seja que esta doença não tem cura, somente pode ser amenizada com uma alimentação balanceada sem lactose.

Intolerância à lactose primária

Intolerância à lactose primária. Imagem:divulgação

 

Existem crianças que já nascem com este problema, outros desenvolvem durante a vida. Mas a dúvida que muitos têm é o que acontece no organismo? O corpo não consegue digerir o açúcar do leite e nos seus derivados, trazendo vários problemas a saúde.

Quais são tipos de intolerância a lactose?

São 3 os tipos de intolerância a lactose:

Intolerância Lactose primaria, que é o resultado do envelhecimento do corpo, sendo mais comum em idosos.

Intolerância á lactose secundaria: Poderá aparecer depois de uma doença grave ou ferimento.

Intolerância a lactose congênita: Quando o indivíduo já nasce com esta intolerância.

O que é intolerância a lactose primária?

A intolerância a lactose primaria ou genética pode ocorrer em qualquer idade inclusive na idade mais avançada quando corpo começa a envelhecer, é a ausência parcial da lactease, que é desenvolvida ao longo da vida. O metabolismo já não trabalha como antes, nesta etapa a pessoa está propicia a começar a ter problemas com os alimentos que possuem a lactose.

Acesse e saiba mais informações: Doença celíaca na infância! Veja como cuidar!

Quais são as causas da intolerância a lactose?

As causas variam conforme o tipo de intolerância a lactose, mas o problema principal é que o intestino deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, onde a função é quebrar as moléculas de lactose e converte-las em galactose e glucose. O indivíduo passa a não poder mais consumir produtos e derivados do leite.

Quais são os principais sintomas de intolerância a lactose?

Quando a pessoa ingere alimentos ou bebidas que possuem lactose, os sintomas podem aparecer de 30 minutos a 2 horas depois de ter comido. Dentre os principais sintomas estão: Dores e inchaços abdominais, náusea, diarreia e vomito.

Como é feito o diagnóstico para quem possui a intolerância a lactose?

Quando começarem a aparecer qualquer destes sintomas depois de ingerir o leite ou os seus derivados é preciso procurar um médico.

Intolerância à lactose primária

Intolerância à lactose primária. Imagem:divulgação

O diagnóstico é bem simples o paciente deverá fazer um exame no laboratório, ingerindo um liquido rico em lactose posteriormente é feito um exame de sangue para observar a quantidade de glucose na corrente sanguínea. Outro exame é a ingestão do paciente de um liquido com alta quantidade de lactose, assim o médico ir avaliar posteriormente a quantidade de hidrogênio expelido pelo hálito do paciente.

Quais são os tratamentos possíveis para a intolerância à lactose?

Para quem possui a intolerância a lactose infelizmente a cura ainda não foi descoberta, mas o que se pode e deve fazer é controlar a dieta, ficar longe de alimentos com base no leite ou os seus derivados.

Para que o seu corpo não sofra as consequências de não ingerir o cálcio que é uma das principais fontes de nutrientes do leite, deve se fazer a substituição do mesmo. Quem possui a intolerância á lactose terá uma vida completamente normal à única diferença são estes cuidados com a alimentação. Cuida-se!

Acesse e saiba mais informações: Como fazer ricota sem lactose

Quem pode desenvolver a intolerância a lactose?

Como já havia dito, existem 3 tipos de intolerância a lactose, uma dela pode já nascer com a criança, que é intolerância a lactose congênita. Mas no decorrer de nossas vidas, qualquer pessoa pode desenvolvê-la, seja na adolescência ou na fase já adulta. Ainda não se tem uma comprovação do porquê deste problema, mas o que precisa ficar bem claro é que, devemos estar atentos aos sinais que o nosso corpo nos transmite.

Recomendados para você: