1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45.444 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que significa Gliadina Iga Reagente?

Você já ouviu falar em doença celíaca (DC)? Trata-se de uma doença de origem enteropatia imunologicamente mediada. A principal causa é a sensibilidade contínua ao glúten, que acomete pessoas que estejam predispostas geneticamente para isso. Mas você sabe onde encontra-se o glúten?

É uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces. Nas pessoas com a doença, há dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Gliadina Iga Reagente

Gliadina Iga Reagente. Imagem:divulgação

Quanto às manifestações clínicas para crianças quando há introdução do glúten na dieta, é comum ver que as crianças apresentam diarreia crônica, distensão abdominal, anorexia e baixo ganho de peso e estatura.

Em alguns casos – quando há demora no diagnóstico e no tratamento, é, inclusive, observado quadro de desnutrição grave. Já a crise celíaca é o quadro em que o paciente mostra diarreia aquosa, distensão abdominal importante, desidratação, hipotensão e distúrbio hidroeletrolítico (hipocalemia).

Acesse e saiba mais informações: Doença Celiaca Bioquimica

Gliadina Iga Reagente

De origem crônica e autoimune, a doença celíaca tem ligação direta com o intestino delgado de adultos e crianças, atrofiando a mucosa do intestino. A deficiência seletiva de IgA está ligada de forma importante com a doença.

Estudos mostram que cerca de 1,7% a 7,7% dos pacientes com doença celíaca têm a deficiência. Para ter o diagnóstico preciso, alguns exames podem ser pedidos pelo seu médico, como a biópsia do intestino delgado e exames de sangue.

Gliadina Iga Reagente

Gliadina Iga Reagente. Imagem:divulgação

Em relação à biópsia da terceira porção do duodeno ou do início do jejuno, se for o caso, o objetivo é verificar as alterações características da doença.

É um exame importante para que a doença celíaca seja diagnostica. Já quanto aos exames de sangue, a indicação é observar os anticorpos anti transglutaminase, anti endomísio e anti gliadina, além do IgA ou IgG, conforme o caso.

É importante citar que os exames são fundamentais para diagnóstico da doença, bem como o acompanhamento médico, visto que os sintomas da doença celíaca são constantemente associados com outras doenças.

Acesse e saiba mais informações: Quais os sintomas da intolerância ao glúten?

Transglutaminase iga positivo

Para que o médico feche com precisão o diagnóstico de doença celíaca, é preciso que haja uma série de exames positivos, somados a manifestações clínicas.

Quanto aos exames de sangue,o resultado positivo para os anticorpos anti-transglutaminase IgA (antiTTGA) é uma evidência importante de que há doença celíaca, já que percebeu-se o positivo entre 95 a 99% dos pacientes.

Gliadina Iga Reagente

Gliadina Iga Reagente. Imagem:divulgação

Embora alguns pacientes não apresentem sintomas, o mais comum é que o portador da doença celíaca se queixe de:

  • dor abdominal,
  • diarreia,
  • flatulência,
  • distensão do abdômen,
  • perda ou dificuldade para aumentar o peso,
  • queda constante de cabelo,
  • falta do apetite,
  • lesões de pele,
  • anemia,
  • deficit de crescimento no público infantil.

Transglutaminase iga negativo

Além disso, alguns bebês apresentam muitos sintomas gastrointestinais, o que pode ser uma importante evidência de que há deficiência na produção de IgA desde o seu nascimento.

Transglutaminase iga negativo

Transglutaminase iga negativo. Imagem:divulgação

Quando isso ocorre, além do AntiTTGA e AGA se recomenda a pesquisa de IgA total no soro, pra se excluir esta deficiência. Porém, quando o resultado for positivo, o médico irá pedir também os testes na versão IgG.

Acesse e saiba mais informações: Tratamento para doença celíaca

Gliadina Iga Reagente – Diagnóstico da doença celíaca

Caso você perceba em sua vida indícios de que você pode ser celíaco ou ter hipersensibilidade ao glúten, procure um médico para fazer o diagnóstico preciso.

Há pacientes que sofrem com intolerância a alimentos, como alergia a proteína do leite de vaca com ou sem intolerância a lactose simultânea e não sabem que isso tem tratamento.

O indicado é procurar especialistas como nutricionistas e médicos que estudem o assunto e, portanto, acompanhem a evolução da doença nos últimos anos.

Recomendados para você: