1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.455 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Os benefícios do gérmen de trigo

O gérmen de trigo é uma substância que só traz benefícios para a sua saúde. Ele possui altas quantidades de proteínas, vitaminas e antioxidantes, ou seja, aquilo que o seu corpo precisa (e muito!). Por isso, ele se mostra um ótimo complemento alimentar para todos – e ainda ajuda sua pele, cabelo e outros aspectos do corpo.

 

Ele é uma parte pequena e considerada nobre presente na semente do trigo e está ligado a germinação do mesmo. Além disso, ele possui muitos nutrientes, pode ser consumido como farelo e adicionar de várias maneiras em seu cardápio. Quer ver como? Confira os principais benefícios do gérmen e uma receita deliciosa para colocar em prática.

 

Os benefícios do gérmen de trigo

 

O gérmen de trigo possui uma quantidade importante de ferro e potássio, além de riboflavina, cálcio, zinco, magnésio, ácido fólico e as vitaminas A, B1, B3, B6 e E. Ou seja, é muita coisa. Veja o que tudo isso pode fazer por seu corpo:

– Ajuda a manter a pele sempre saudável (mas você também precisa ficar atenta aos cuidados externos);

– É um ótimo antioxidante e ajuda na hidratação das principais células do seu corpo;

– Melhora o funcionamento do seu intestino e também da digestão. Isso favorece a prevenção de câncer intestinal também;

– Grande amigo no combate ao envelhecimento e na prevenção de doenças cardíacas;

– Ajuda na redução das toxinas do seu corpo, que fazem bastante mal ao organismo;

– Controla os níveis de colesterol, que não devem ser altos, por conta de sua fonte de ômega 3;

– Muito importante para o sistema nervoso, na produção de hormônios, proteína e enzimas, assim como o fortalecimento do sistema imunológico;

– Auxilia na redução de açúcar no sangue;

– Aliado no combate a queda de cabelo e seborreia também.

 

Como consumir o gérmen de trigo?

 

É bem fácil e simples. Você pode bater com suco de frutas, misturar no seu iogurte favorito, adicionar no preparo nas massas de pães, bolos e bolachas, além de cair bem com suco verde, vitaminas ou shakes.

 

Também é possível utilizar o óleo do gérmen de trigo e é tão benéfico quanto o grão. Ele é bastante usado em suplementos vitamínicos através de cápsulas e serve para complementar a sua refeição e é adicionado ao seu dia a dia sem grandes problemas.

 

Receita de bolo de gérmen de trigo

 

Ingredientes:

– 2 ovos;

– 100 gramas de manteiga;

– 1 xícara de açúcar;

– 1 xícara de farinha de trigo sem glúten;

– 1 xícara de gérmen de trigo;

– 1 xícara de leite sem lactose morno;

– 1 colher de fermento em pó.

 

Modo de preparo:

– Bata as duas claras em neve (pode ser na mão ou na batedeira). Depois, bata a gema misturando com açúcar e manteiga por, aproximadamente, oito minutos;

– Decorrido o tempo, adicione o leite sem lactose já morno, todos os ingredientes secos e só depois de bem misturado, adicione o fermento em pó e as claras já batidas;

– Leve ao forno preaquecido por cerca de 35 minutos e espere esfriar para desenformar. O bolo leva cerca de 50 minutos para ficar pronto e rende até 12 porções.

O gérmen de trigo é uma grande opção de ingredientes para adicionar a sua alimentação. Além disso, é ótimo para pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten – ou seja, faz bem para todo mundo! Se ainda resta qualquer dúvida a respeito do seu consumo, é só procurar um especialista na área, como um nutricionista, por exemplo – e saber como utilizar, se você realmente pode e entender outros benefícios também.

Recomendados para você: