1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.456.546 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Quais os Sintomas da Intolerância a Lactose ?

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. A intolerância à lactose não é a mesma coisa que uma alergia ao leite.

Sintomas de Intolerância à Lactose

Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam entre meia hora a duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão:

-Diarreia

-Náusea e às vezes vômito

-Cólicas abdominais

-Distensão abdominal

-Inchaço

Também são comuns os seguintes sintomas: arroto, gordura nas fezes, indigestão e flatulência. A fermentação da lactose pelas bactérias produz ácidos, o que torna as fezes mais ácidas e pode causar irritação (assaduras) na região anal.

 Sintomas da Intolerância a Lactose

Sintomas da Intolerância a Lactose

Os sintomas não são específicos e podem ocorrer em várias doenças gastrointestinais, principalmente nas gastroenterites agudas. A dica para se pensar em intolerância à lactose é o aparecimento dos sintomas sempre que o paciente ingere alimentos com leite ou derivados, incluindo sorvetes, iogurtes, queijos, etc.

Diagnóstico de Intolerância à lactose

O diagnóstico de intolerância à lactose é feito após o médico solicitar alguns exames, como:

-Exame de tolerância à lactose, em que o paciente ingere um líquido rico em lactose para, depois, realizar um exame de sangue e verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.

-Exame de hidrogênio expirado, em que o paciente também ingere um líquido com altas quantidades de lactose para que o médico, depois, analise a quantidade de hidrogênio expelido pelo hálito do paciente.

-Medidor de ácidos. A lactose não ingerida produz ácido láctico no organismo, que consegue ser identificado por meio de um medidor de ácidos.

Tratamento de Intolerância à Lactose

Não há tratamentos específicos para a intolerância à lactose. Mas você pode adicionar enzimas lactase ao leite normal ou tomá-las em forma de cápsulas e comprimidos mastigáveis.

 Sintomas da Intolerância a Lactose

Sintomas da Intolerância a Lactose

Causas da Intolerância à Lactose

A intolerância à lactose acontece como consequência de outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, que tem como função quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

Tipos de intolerância a lactose:

Existem três tipos de intolerância à lactose. Conheça:

-Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada

-Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento

-Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasceu com o problema.

Recomendados para você: