1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17,808 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...

Quem tem doença celíaca pode engravidar?

Você já ouviu falar na doença celíaca? Ela ataca milhares de pessoas ao redor do mundo e deve ser tratada com cautela e muitos cuidados para evitar algumas crises.

A doença celíaca causa grandes dúvidas em diversas pessoas, principalmente nas mulheres que desejam engravidar. Será que é possível? Quais são os cuidados que precisam ser tomados? Como prosseguir?

Quem tem doença celíaca pode engravidar?

Quem tem doença celíaca pode engravidar? Imagem:divulgação

Tudo isso é muito importante e se você possui a doença, e está pensando em ter um bebê, deve ter a resposta para tudo. Para lhe ajuda, explicaremos a seguir o que é a doença celíaca e como lidar com ela na gravidez.

Acesse e saiba mais informações: Doença Celíaca e a contaminação cruzada

Entenda o que é Doença Celíaca

A doença celíaca é mais conhecida como intolerância ao glúten e é representada por uma reação do organismo quando essa substância é ingerida através dos alimentos.

O glúten é uma proteína encontrada em uma série de alimentos como massas, pães, cerveja, aveia e até mesmo em alguns doces.

doença celíaca

Doença Celíaca. Imagem:divulgação

A doença torna a absorção de nutrientes e vitaminas no geral mais complicada. É uma doença crônica e autoimune que ataca tanto crianças quanto adultos.

Quem tem a doença celíaca encontra dificuldade para absorver vitaminas, sais minerais e todos os tipos de nutrientes dos alimentos. Quando o glúten é ingerido, ocorre uma reação que pode ser vista na pele ou no corpo.

Sintomas da Doença Celíaca

A doença celíaca pode ser notada através dos sintomas que surgem logo após a ingestão do glúten, seja em um alimento ou bebida. Vale lembrar que muitos desses sintomas sozinhos também podem representar outra doença, não necessariamente a celíaca, por isso é preciso fazer uma avaliação com o médico para saber ao certo.

Sintomas da Doença Celíaca

Sintomas da Doença Celíaca. Imagem:divulgação

Entre os sintomas, há os seguintes: diarreia, fraqueza, dor abdominal, flatulência, perda de peso, dificuldade para ganhar peso, anemia, diminuição do apetite, infertilidade, anemia, queda de cabelo, entre outros. Pode ocorrer ainda de pessoas com a doença não apresentarem sintomas no diagnóstico.

Acesse e saiba mais informações: A doença celíaca pode causar queda de cabelo?

Gestantes celíacas

As mulheres que possuem a doença celíaca e seguem uma dieta restrita totalmente sem glúten (já que essa é a única maneira de tratamento) podem engravidar como qualquer outra, desde que continuem com a dieta e sigam cuidados especiais indicados pelo ginecologista.

Por outro lado, quem tem a doença mas não segue a dieta, pode ter que lidar com alguns problemas sérios durante a gestação. Lembre-se que a doença celíaca causa infertilidade, por isso é essencial não ingerir glúten.

Gestantes celíacas

Gestantes celíacas. Imagem:divulgação

Para que corra tudo bem na gravidez, a gestante precisa apostar em uma dieta rica em nutrientes e sem nada de glúten. Isso contribui para o bom funcionamento do corpo, lhe dá energia para carregar o bebê e também contribui para o desenvolvimento do feto. A dieta deve ser rica em cálcio, ferro e ácido fólico.

Gravidez e intolerância ao glúten

As mulheres celíacas que não sabem da doença podem sofrer com abortos durante a gestação. Por isso é essencial cuidar da sua saúde e fazer diversos exames antes de pôr em prática a ideia de ter filhos. As mulheres com intolerância ao glúten podem sofrer muito na gravidez.

Gestantes celíacas

Gestantes celíacas. Imagem:divulgação

O intestino terá uma má absorção dos nutrientes, que acabará afetando o tecido trofoblástico, precursor da placenta, o que pode gerar abortos. As mulheres em tratamento, no entanto, têm chances de conseguir passar pela gravidez.

É muito importante que você tenha acompanhamento médico em todas as etapas da sua vida e da gravidez, assim o especialista está a par de tudo que acontece e pode te ajudar nas situações mais difíceis.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma dieta sem glúten

Tratamento indicado para grávidas celíacas

Se a mulher diagnosticada com doença celíaca se tratar antes da gravidez e continuar em tratamento, poderá ter uma gestação como a de qualquer outra mulher; sem interrupções ou qualquer tipo de problema.

Gestantes celíacas

Gestantes celíacas. Imagem:divulgação

O tratamento ideal é uma dieta totalmente sem glúten, sempre apostando em frutas, alimentos frescos, peixes, verduras, carnes magras, cereais sem glútens, entre outros. A boa notícia é que o mercado está cada vez mais investindo em alimentos livre de glúten, o que facilita e favorece a vida das gestantes.

Pratique também atividades físicas moderadas e tente seguir uma dieta o mais saudável possível, de acordo com todas as restrições, para que o bebê possa crescer e se desenvolver.

Recomendados para você: