1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8.777 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Receita de salada de lentilha

As opções para acompanhamentos são inúmeras, mas aqui vamos ajudar você a realizar uma escolha saudável, livre de glúten e lactose. A receita de salada de lentinha é indicada pois leguminosas como a lentilha contêm valiosas proteínas.

Receita de salada de lentilha

Receita de salada de lentilha. Imagem:divulgação

Além das proteínas as lentilhas têm textura e sabor bastante característicos, e são perfeitas para saladas, pois preservam a forma depois de cozidas. Confira abaixo duas receitas que separamos especialmente para você.

Receita de salada de lentilha

INGREDIENTES:

500 g de lentilha, lavada e escorrida

1 pimentão vermelho, sem sementes e picado

1 cebola pequena, picada

275 g de azeitona verde picada

120 ml de azeite

6 colheres (sopa) de suco de limão

MODO DE PREPARO:

Ponha a lentilha em uma panela e cubra-a com água suficiente para cobri-la por alguns centímetros. Deixe a lentilha cozinhando, fervendo até que esteja macia, uns 15 minutos. Escorra a lentilha e passe-a na água fria. Deixe descansar por alguns minutos para que escorra melhor.

Em uma tigela grande, misture vigorosamente o azeite e o suco de limão. Adicione a lentilha, o pimentão vermelho, a cebola e a azeitona verde. Misture bem todos os ingredientes. Leve à geladeira por cerca de 2 horas antes de servir para que a salada fique com mais gosto. Essa salada melhora com o tempo de geladeira.

Acesse e saiba mais informações:

Receita de salada de lentilha

Ingredientes:

400 g de lentilhas

1 ramo de alecrim

1 folha de louro pequena

3 batatas cozidas de véspera com a casca

2 tomates grandes

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

1 colher (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora

½ colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de raspas de casca de limão

½ ramo de salsa

2 cebolas brancas grandes

2 colheres (sopa) de óleo de girassol

Receita de salada de lentilha

Receita de salada de lentilha. Imagem:divulgação

Modo de preparo:

Coloque a lentilha numa panela e cubra com bastante água. Adicione o ramo de alecrim e a folha de louro; deixe levantar fervura. Cozinhe a lentilha por 40 a 50 minutos até ficar macia e deixe esfriar no caldo. Escorra e colete o caldo restante. Retire o alecrim e a folha de louro.

Descasque as batatas já cozidas e corte-as em cubos. Lave e corte os tomates ao meio, e a polpa em cubos. Descasque o dente de alho e esmague-o bem numa tigela grande.

Coloque na tigela o vinagre, o suco de limão, o azeite, 2 a 3 colheres (sopa) do caldo do cozimento da lentilha, o cominho, as raspas da casca de limão, sal e pimenta, e misture ao alho. Mexa bem até o sal se dissolver. Acrescente a lentilha, a batata e o tomate, e misture. Tampe a salada e reserve por cerca de 1 hora na geladeira.

Lave, seque e pique bem as folhas de salsa. Descasque as cebolas e corte-as em anéis finos. Aqueça o óleo de girassol numa frigideira, doure as cebolas e tempere com sal e pimenta.

Adicione mais sal, pimenta e vinagre à salada, se achar necessário, e acrescente a salsa. Disponha a salada em 4 pratos e arrume por cima os anéis de cebola.

Recomendados para você: