1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Salgadinho de Gergelim sem Glúten

Se você está procurando um aperitivo para receber os amigos em casa ou para a uma festa de aniversário, mas procura alguma opção que não contenha glúten, nós temos duas dicas que são perfeitas para você.

Palitinhos de gergilim e coxinhas de frango e batata doce com gergilin, excelentes para uma degustação, não deixe de conferi-las logo abaixo e bom apetite.

Salgadinho de Gergelim sem Glúten (Palitinhos)

Ingredientes:

½ xícara de gergelim (gosto de usar o branco e o preto)

75 gramas de margarina sem lactose (becel azul)

1 ½ xícara de creme de arroz (a arrozina)

¼ xícara de fécula de batata

½ xícara de amido do milho

1 colher de chá de sal

2 ovos

1 colher de chá de fermento químico

Salgadinho de Gergelim sem Glúten

Salgadinho de Gergelim sem Glúten. Imagem:divulgação

Modo de Preparo:

Água o suficiente para dar liga. Misture todos os ingredientes, menos a água, e amasse bem. Vá acrescentando a água aos poucos, sem parar de sovar a massa. Faça os palitinhos e asse em forno médio pré-aquecido por 20-25 minutos.

Salgadinho de Gergelim sem Glúten (Coxinhas)

Ingredientes:

Massa

250 gramas de batata doce

250 gramas de mandioca

2 colheres (de sopa) de azeite de oliva

200 ml de caldo de galinha

1 xícara (de chá) de farinha de arroz

Recheio

1 kg de frango desfiado

1 pote de requeijão light

Azeite de Oliva

Ervas para tempero a gosto

Empanar

1 ovo

Gergelim

Meio copo de leite

Modo de Preparo:

Massa

Cozinhe a batata doce e a mandioca, separadamente, com água, apenas. Depois de cozidas, amasse com um garfo formando uma espécie de purê.

Numa panela funda coloque este purê com o caldo de galinha e misture para formar uma massa homogênea. Assim que começar a ferver, adicione a farinha de arroz.

Misture bem. Retire a massa do fogo, leve para uma tigela e espere esfriar para que possa ser manipulada com as mãos sem queimar. Amasse com as mãos para ficar com a massa mais uniforme e lisinha.

Salgadinho de Gergelim sem Glúten

Salgadinho de Gergelim sem Glúten. Imagem:divulgação

Recheio

Cozinhe o frango em água, azeite e sal. Desfie. Em outra panela refogue o frango no azeite, adicione um pote de requeijão light e ervas aromáticas. Misture bem e está pronto.

Montagem

Para fazer as coxinhas, abra a massa com um rolo de macarrão (ou uma garrafa limpa e seca), deixe a massa em uma espessura de 3mm e corte com fatiadores (ou a boca de um copo).

Pegue este disco de massa, modele fazendo uma concha mais funda e coloque o recheio. Aperte o recheio com uma colher para ficar mais compacto. Vá fechando a massa de modo a tomar forma de coxinha.

Passe a coxinha na mistura de ovo e leite, e depois no gergelim. Se achar que o gergelim vai ficar na massa sem a necessidade de passar na mistura líquida, não precisa. Apenas passe o gergelim. Asse no forno ou em fritadeira elétrica (Air Fryer). Como a massa e o recheio já estão cozidos, é apenas o tempo para dourar.

Recomendados para você: