1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tratamento para a doença celíaca

A doença celíaca é uma doença que atinge o intestino delgado e interfere na absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. As pessoas que sofrem desta doença têm dificuldades para conseguir absorver nutrientes como os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e até mesmo, a água. A doença celíaca também é intolerante ao glúten, e se manifesta em pessoas que têm predisposição genética.

Como é o tratamento para a doença celíaca

O tratamento para doença celíaca se reduz a eliminação dos alimentos que contém glúten da dieta diária. Bolachas, macarrão e pães, são exemplos de alimentos que podem conter glúten e que devem ficar de fora da alimentação do celíaco. A dieta alimentar livre de glúten é uma forma de tratamento natural para o Celíaco. Fazendo isso, automaticamente o celíaco irá excluir da sua alimentação o trigo, o centeio, a cevada e a aveia. Sendo assim, a nova dieta deve ser elaborada a partir de receitas que não contenham estes alimentos e, por conseguinte, sem glúten.

Atenção à dieta da doença celíaca

Na dieta sem glúten o celíaco deve ficar atento aos rótulos dos alimentos que encontra no mercado e ficar de olho se o alimento contém ou não glúten antes de compra-lo. Esta autonomia, lhe facilitará a vida para organizar sua dieta sem glúten. Não é o que acontece quando o portador da doença celíaca come em lanchonetes, restaurantes públicos, mercados de rua, casas de amigos que desconhecem seu problema ou em eventos sociais. Alimentar-se sem ter a certeza da ausência do glúten nos alimentos pode provocar casos de diarreia e dores abdominais.

Intolerancia-ao-gluten

Existem algumas lojas que são especializadas em alimentos para celíacos. Nestes estabelecimentos pode-se encontrar facilmente todos os tipos de comidas idênticas as que se come no dia-a-dia de uma pessoa normal, mas sem a presença do glúten que prejudica a alimentação do celíaco. Em geral, a dieta deve ser complementada por vitaminas, minerais e proteínas a fim de suprir s deficiências causadas pela falta de nutrientes “normais.

Medicamentos para o tratamento da doença celíaca

O tratamento através de medicação para doença celíaca é feito somente quando o celíaco não melhora com a remoção do glúten ou adquire uma melhora temporária. O melhor médico para tratar da doença celíaca é o gastroenterologista. Em geral, a medicação prescrevida pelo médico consiste no uso de esteroides, azatioprina, ciclosporina ou outros medicamentos utilizados para diminuição de reações imunológicas ou inflamatórias.

 

Recomendados para você: