9 Sinais de Intolerância ao Glúten que Voce não Percebe

0

A intolerância ao glúten é apenas uma de várias doenças que existem sobre o nosso organismo. Além dela, também existe a intolerância alimentar e a intolerância a lactose. Todas elas exigem que os portadores façam dietas restritivas para evitar os sintomas e as possíveis complicações.

A intolerância ao glúten é bem comum e mesmo que os seus sintomas provoquem mal-estar, nem sempre é fácil de identificá-los. A seguir, você vai conferir tudo sobre essas doenças, além dos principais sintomas de quem possui intolerância ao glúten, e muitas outras informações.

Sintomas do Celíaco
Sintomas do Celíaco

Intolerância Alimentar

A intolerância alimentar é uma doença que consiste em reações não tóxicas que podem ser causadas por proteínas. Quando essas proteínas entram em contato com o organismo, são taxadas de desconhecidas, o que leva às reações, conhecidas como sintomas. A maioria dessas reações são registradas no intestino, pois ele possui uma barra contra bactérias, vírus e agentes patogênicos.

Quando essas substâncias “desconhecidas” entram em contato com o organismo acabam inflamando a mucosa intestinal e são combatidas pelo sistema imunológico por imunocomplexos que precisam ser neutralizados para evitar os sintomas. Há diversos tipos de alergias, ou seja, de intolerâncias.

Intolerância ao Glúten – Sintomas

A intolerância ao glúten é uma doença que obriga os portadores a viver com uma dieta restritiva e muito complicada. O glúten está presente em diversos alimentos do nosso dia a dia e por isso evitá-lo é muito difícil e exige muita força de vontade.

Quem possui a doença e não sabe, ou mesmo assim ingere alimentos ricos em glúten, sofre com diarreias diariamente, vômitos, perda de peso, perda de apetite, alterações no humor, dores abdominais, inchaço na barriga e até anemia.

Intolerância a Lactose

A intolerância à lactose é mais uma doença causada por alergias. Ela representa a incapacidade do corpo de digerir a lactose, encontrada no leite e em diversos produtos lácteos. Quem possui essa doença, precisa ficar longe de todos os alimentos que possuam esse açúcar.

Os portadores dessa doença ainda precisam identificar qual tipo se encaixa no seu perfil, sendo que existem três: intolerância primária que geralmente ocorre em pessoas mais velhas, intolerância secundária que surge após algum ferimento e intolerância congênita que é quando a pessoa já nasce com a doença.

intolerancia a Lactose
Intolerância a Lactose

Os principais sintomas incluem diarreia, inchaços, dores abdominais, náuseas e vômitos. O tratamento mais recomendado é ficar longe dos alimentos ricos em lactose ou ainda adicionar enzimas lactase ao leite ou consumi-las em formas de cápsulas.

Alimentos que possuem Glúten

O glúten é uma proteína que está presente no trigo e na cevada, e por isso, está presente na maioria dos alimentos que consumimos diariamente.

Os primeiros alimentos dessa lista são os pães: francês e de centeio. O glúten também é encontrado em massas de tortas, nas bolachas, nas panquecas, nos cones de sorvete, nos cupcakes, nas carnes empanadas, em todos os tipos de macarrões, nos alimentos processados como o pudim, as polpas de frutas, nos achocolatados, nos frios, nos refrigerantes, nos aditivos alimentares e ainda nos temperos.

Alimentos sem Glúten

Ainda que a lista de alimentos com glúten seja enorme, há também um bom número de alimentos que estão livres dessa proteína e, portanto, podem fazer parte da dieta de um intolerante. Os principais alimentos livres de glúten são: frutas (maçã, damasco, banana, kiwi, uva, melão, manga, laranja), vegetais (alfafa, rúcula, abacate, feijão, repolho, couve-flor, pepino, milho, quiabo, batata inglesa e doce, espinafre), carnes (galinha, pato, peru, porco, coelho), ovos e laticínios (queijo, ovos, leite, iogurte puro, soro de leite), ervas, geléias, gelatinas, sucos, entre outros.

Alimentos sem Glúten
Alimentos sem Glúten

Doença Celíaca

Os intolerantes ao glúten possuem a doença celíaca e por isso podem ser chamados de celíacos ou invés de intolerantes. Essa doença pode ser diagnosticada através de exames e também analisando os sintomas que já foram citados aqui. O diagnóstico da doença celíaca é dada apenas por um profissional de saúde.

 

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here