9 Sintomas de Intolerância ao Glúten

0

 

As dietas sem glúten começaram a ganhar muito espaço no cenário nacional e internacional nos últimos tempos, principalmente, porque artistas começaram a divulgar seus efeitos benéficos para o corpo. Acontece que algumas pessoas tem mesmo a chamada intolerância ao glúten e isso faz muita diferença no seu dia a dia.

No entanto, é possível identificar quando uma pessoa tem intolerância a glúten, permitindo assim, uma drástica mudança na dieta. Confira a seguir 9 dos muitos sinais de que o seu corpo não se comporta bem com a ingestão de glúten.

1 – Inchaço

Algumas pessoas que tem problemas com a ingestão do glúten se sentem inchados, principalmente na parte do abdominal.

9 Sintomas de Intolerância ao Glúten
9 Sintomas de Intolerância ao Glúten

2 – Dores Abdominais

As dores no abdômen são bem comuns depois que a pessoas que tem intolerância ao glúten o consome. Quem tem problema com isso sabe o quanto acaba sendo ruim consumir algo que não cai bem. As dores são muito fortes e pode desencadear vômitos e diarreia.

3 – Gases

Quem tem intolerância ao glúten pode ter problemas com gases ao consumir produtos com glúten.

4 – Diarreia Crônica

Aquela diarreia que aparece do nada pode atacar quem tem intolerância ao glúten. Mesmo depois de dias ou horas de consumir o glúten a pessoa pode ter uma diarreia forte que trás um desconforto sem precedentes.

5 – Emagrecimento

Você deve achar que é um benefício emagrecer, certo? No entanto, a pessoa que tem problemas com intolerância ao glúten acaba tendo dificuldades com o peso por causa disso, podendo ter um emagrecimento bem repentino.

 celiaco
Emagrecimento

6 – Desnutrição

Algumas pessoas não percebem ou não dão a devida importância a perca de peso por causa da intolerância ao glúten e acabam com uma grave desnutrição. Como o intestino não funciona bem, existe uma dificuldade de absorver nutrientes, o que causa a desnutrição.

7 – Vermelhidão na Pele

Algumas manchas na pele podem indicar que existem uma intolerância ao glúten.

8 – Coceira

Uma intolerância ao glúten pode causar uma alergia, com muita coceira e desconforto.

9 – Problemas no Desenvolvimento Infantil

Como o problema com o glúten pode causar falhas na absorção de nutrientes pelo organismo, a criança que tem intolerância ao glúten e que vê isso como algo não identificado, pode ter problemas no seu desenvolvimento.

Isso é bem mais comum do que pensam, pois a dificuldades de aprendizagem com frequência é ligado a problemas de alimentação. Por isso, se o seu filho está com falhas de aprendizagem é a hora de levá-lo a um nutricionista.

Como é Diagnosticada a Intolerância ao Glúten?

A intolerância ao glúten é diagnosticada a partir de uma suspeita clínica, geralmente. Depois que o médico acha que existe essa possibilidade é necessário que se faça exames são feitos sorológicos e uma endoscopia digestiva com biópsia na mucosa do intestino.

Com que Idade pode se Desenvolver a Intolerância ao Glúten?

Geralmente, a pessoa que possui uma intolerância ao glúten já vem ao mundo com essa pré-disposição, por causa de fatores genéticos. Mas, esse problemas podem começar a dar sinais em qualquer momento da vida, ainda mais quando se há abuso do consumido de produtos cheios de glúten.

Como Tratar a Intolerância ao Glúten?

O tratamento de intolerância ao glúten é eliminar completamente o glúten da dieta da pessoa por tempo indetermino. Mas cabe lembrar que quando a pessoa elimina o glúten ela acaba tendo reações mais intensas quando vem a consumir produtos que o tenha.

Alimentos com Glúten (Imagem: Divulgação)
Alimentos com Glúten (Imagem: Divulgação)

Quem não tem Intolerância Precisa cortar Glúten?

Essas dietas 100% sem glúten que as famosas fazem não são muito eficazes. As pessoas que eliminam o glúten da dieta consegue sim ter um emagrecimento, pois elas acabam tendo dificuldade de encontrar bolos e pães sem glúten, com isso, cortam calorias da dieta. Ou seja: emagrecem porque cortaram calorias e não necessariamente o glúten.

 

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here