Arroz tem Glúten?

0

 

Essa é uma dúvida comum para pessoas que tem a doença celíaca: O arroz tem glúten ou não? Deixa-me te contar…

Não, o arroz não tem glúten. O glúten é encontrado em alguns tipos de cereais como trigo, centeio e cevada, podendo ser encontrado na aveia também.

Geralmente, é feita uma troca da farinha de trigo pela farinha de arroz em algumas receitas para quem esta em uma dieta glúten free ou tem intolerância ao composto, fazendo com que a receita continue saborosa e sem o componente que pode fazer mal para a saúde de algumas pessoas: o trigo.

Arroz tem Glúten
Arroz tem Glúten? Imagem: divulgação

Arroz Integral tem Glúten?

O arroz integral não possui glúten e pode ser um ótimo aliado para pessoas adeptas de uma vida mais saudável e que buscam por uma dieta livre de glúten. Para quem deseja se livrar desse composto por ter intolerância, aderir a receitas com o arroz integral pode ser uma ótima escolha.

Rico em nutrientes que fornecem energias indispensáveis para o dia a dia, o arroz integral cai muito bem em diversos pratos culinários. Com poucas calorias por porção, o arroz integral possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam no tratamento de diversas doenças.

Arroz parabolizado tem glúten?

Queridinho no prato de muitos brasileiros, o arroz parboilizado tem muitas vitaminas, sais minerais e é livre de glúten.

Quem busca por uma dieta glúten free ou está em processo de retirada de alguns alimentos da cozinha, pode ficar tranquilo em relação ao consumo de arroz e comer sem culpa.


Arroz Japonês tem Glúten?

Com grãos curtos e curvados, o arroz japonês não possui glúten e pode ser encontrado em diversos pratos da culinária Japonesa. Mas cuidado! Não é porque o arroz japonês não possui glúten que algumas receitas não vão possuir também. Verifique sempre antes de consumir para evitar problemas de saúde!

Veja como fazer Leite de Arroz!

Receita Arroz de Leite sem Glúten

Receita Arroz de Leite sem Glúten
Receita Arroz de Leite sem Glúten. Imagem: divulgação

Ingredientes Arroz de Leite sem Glúten:

1 xícara (de chá) de arroz

2 e 1/2 xícaras (de chá) de água
2 xícara (de chá) de leite de amêndoas (ou soja)
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ou cristal
1 unidade de anis estrelado
5 unidades de cravo-da-índia
1/4 de xícara (de chá) de leite de coco, ou creme de soja
Uma pitada de sal

Modo de Preparo Arroz de Leite sem Glúten:

Em uma panela, coloque o arroz e a água e cozinhe até ele ficar al dente. Caso sentir necessidade, acrescente mais água. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela, coloque o leite de amêndoas, adicione uma pitada de sal, o açúcar, o anis, os cravos, misture e deixe ferver.

Adicione o arroz cozido e abaixe o fogo, e deixe cozinhando por mais 10 minutos, ou até a quantidade do leite diminuir um pouco. Desligue o fogo e acrescente o leite de coco, e polvilhe canela em pó para servir. Está pronto!

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here