Como fazer farinha sem GLÚTEN

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A melhor alternativa para conviver com a intolerância ao glúten é ficando longe de alimentos com glúten, mas calma, você não precisa abdicar de tudo que gosta de comer, a melhor forma para não deixar a intolerância diminuir sua qualidade de vida é buscar substituições inteligentes. Estas substituições também são validas para quem tem uma dieta low carb, livre de carboidratos.

Então se você gosta de um pão quentinho, um pudim, ou um bolo e não quer deixar de consumir, a melhor forma é fazer a substituição da farinha de trigo por uma sem glúten. Saiba como fazer a sua farinha sem glúten em casa.

Qual a melhor farinha sem glúten

A melhor opção de substituição da farinha de trigo é a que agradar o seu paladar dentro das inúmeras opções de substituições, as mais comuns em serem encontradas são as de:

Amêndoa: Esta farinha contém vitamina B e 35% da recomendação diária de vitamina E, pode ser incluída tranquilamente em dietas lowcarb, e ser utilizada para empanar frangos e carnes.

Arroz: A farinha de arroz pode ser extraída através do arroz branco e integral. Seu sabor é neutro, então pode ser incluída em todos os tipos de receita.

Banana Verde: A farinha de banana verde é rica em vitamina B6, além de melhorar a saúde intestinal, podendo ser utilizada no preparo de bolos, omeletes e sopas.

Berinjela: A farinha sem glúten de berinjela é ricas em minerais, fibras, e antioxidantes.

Chia: A farinha sem glúten de chia é rica em antioxidantes e contém ômega 3, gordura essencial para o cérebro. Pode ser utilizada em pães e bolos. Além desses benefícios a chia traz saciedade.

Coco: A farinha de coco contém cálcio e potássio, devido o seu sabor pode ser utilizada no preparo de pães, biscoitos e receitas doces.

Como fazer a sua farinha sem glúten

Para mostrar como fazer a sua farinha sem glúten, escolhemos duas receitas a de arroz e a de coco devido ao requisito sabor, a farinha de arroz é a de sabor mais neutro, e a de coco a mais saborosa para receitas doces.

Farinha de Arroz

A farinha de arroz é a de sabor mais neutro, rica e por esse motivo pode ser utilizada em todos os tipos de receitas, você pode escolher entre o arroz branco e o integral.

  1. Separe para uma xícara de farinha, 2 xícaras de arroz.
  2. Bata no processador ou liquidificador.
  3. Depois peneire.

Se você optar a usar o liquidificador, bata devagar e aos poucos para evitar que force e queime.


Farinha de Coco

A farinha de coco é mais trabalhosa, no entanto também é a mais saborosa. Para preparar a farinha de coco você vai precisar de um coco seco.

  1. Quebre o coco com o auxilio do martelo, ou jogue-o contra o chão até que rache.
  2. Corte a polpa em pedaços e bata com 700 ml de água.
  3. Coe tudo, com o auxilio de um pano de algodão ou de uma peneira fina. O leite extraído da popa também pode ser utilizado com cafés e achocolatados.
  4. Da poupa restante é que será extraída a farinha, coloque-a em uma frigideira com fogo médio e mexa por aproximadamente 20 minutos.

Após esse tempo a farinha estará pronta, deixe a esfriar e guarde em um recipiente seco e limpo.

** cuidado com que o local e os utensílios utilizados, tenham entrado em contatado com produtos com glúten.

Bolo de chocolate Sem Glúten, sem lactose e Low Carb com farinha de coco

Ingredientes para a Massa:

  1. 2 xícara de farinha de coco(xícara é de 200ml)
  2. 3 ovos
  3. 200ml de leite de coco
  4. 7 colheres de sopa de cacau 70%
  5. 100ml óleo de coco
  6. 1 colher de chá bem cheia de fermento
  7. 200g de açúcar demerara

Ingredientes para a calda

  1. 200ml de leite de coco
  2. 1/2 xícara de açúcar demerara
  3. 4 colheres de sopa de cacau 70%
  4. 3 colheres de coco ralado 2 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes aos poucos em um recipiente, depois bata com o auxilio de uma batedeira ou com misture a massa com uma colher, até a massa ficar homogênea.  Unte uma assadeira com o óleo e a farinha de coco, coloque a misture e leve ao fogo médio.

Para a cobertura, leve os ingredientes em uma panela ao fogo baixo, até engrossar, depois jogue em cima do bolo, para decorar você pode acrescentar coco ralado (opcional).

Pão lowcarb com farinha sem glúten de arroz

  1. 1 xícara de leite (para intolerantes optar por leite de coco)
  2. 2 xícaras de farinha de arroz
  3. 2 colheres (sopa) de fermento em pó
  4. 2 colheres (sopa) de óleo de coco ou azeite
  5. 3 ovos
  6. 1 colher (chá) de sal

Bata todos os ingredientes exceto o fermento, com o auxilio de uma batedeira, após a massa estar homogenia, acrescente o fermento e misture com uma colher.  Deixe a massa descansar, depois transfira para uma assadeira (untada) e leve para assar em fogo já preaquecido até dourar.

**Consuma de preferência até 3 dias após o preparo

 

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