Confira a Lista de Alimentos Sem Glúten

0

Viver sem glúten é um desafio, porém é possível. Seja por doença celíaca ou por opção pessoal, vamos fazer uma lista dos alimentos permitidos para essa dieta. Cuidado com a contaminação cruzada, um alimento processado, onde foi processado outro alimento com glúten, pode ser contaminado, embora não faça mal à pessoa com dieta restritiva, poderá ser muito perigoso ao celíaco.

Um exemplo de contaminação cruzada, é comer batata frita em restaurante onde é servido nugget, provavelmente, os dois foram fritos no mesmo óleo, e o glúten do nugget já contaminou o óleo.

Lista de alimentos sem glúten

As frutas, como são livres de processo industrial, podem ser comidas sem medo, desde que em seu estado natural e sempre bem lavadas. Nessa lista contamos, também, com os vegetais em estado natural, nunca coma os empanados, apenas em seu estado natural.

As carnes, também, são livres de glúten, desde que mantidas sem processamentos, coma-as em seu estado natural, evite adicionar molhos prontos, pois a maioria contém glúten.

Hypoallergenic diet: products of different groups
Doença celíaca. Alimentos sem glúten. Imagem:divulgação

Ovos e laticínios devem ser observados, certifique-se no rótulo da manteiga esteja escrito sem glúten, o queijo em seu estado natural está liberado, cuidado com os queijos adicionados de outros produtos, e cuidado com a contaminação cruzado do queijo, se a pessoa cortar queijo na mesma máquina que corta os queijos fundidos, por exemplo, o seu queijo poderá estar contaminado.

O açúcar de cana, mel, achocolatado de cacau e doces preparados em casa apenas com alimentos permitidos estão liberados, para doces industrializados, confira o rótulo antes de ingerir. Na dúvida, não coma.

arroz integral
Doença celíaca. Alimentos sem glúten. Imagem:divulgação

Arroz, feijão, lentilha, amendoim, grão de bico e soja são alimentos seguros desde que não sejam adicionados temperos inadequados, já que os condimentos em seu estado natural são liberados, mas devemos ter muito cuidado com os industrializados.

A doença celíaca

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína que encontramos no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, ele provoca grande dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Assim que ele chega ao intestino da pessoa celíaca, ele provoca uma inflamação das vilosidades da parede do intestino, ocasionando diarreia, fraqueza, vômitos, anemia e perda de peso.

sintomas da doença celíaca
Doença celíaca. Imagem:divulgação

É uma doença crônica, portanto, muito perigosa, e que deve ser diagnosticada rápido, uma vez, que o tratamento é não ingerir alimento que contenha glúten.

Algumas pessoas, mesmo que não sendo celíacas, decidem por retirar o glúten da sua alimentação, e costumam relatar melhora no funcionamento do intestino, e uma sensação de desinchado, embora não seja comprovado que a retirada do glúten emagreça, mas ao escolher outros alimentos e eliminar uma grande parte dos habituais (já que a lista dos contém glúten é vasta), as pessoas acabam fazendo opções mais saudáveis e emagrecendo naturalmente.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here