Dieta do Glúten – Saiba Como Funciona

0

Uma dieta muito famosa entre as mulheres, principalmente, é a dieta do glúten ou sem glúten. Ela é bem simples e consiste em uma alimentação livre de glúten, ou seja, livre de alimentos que possuem essa proteína. Falando assim até parece fácil, mas quem se torna adepto de uma dieta assim precisa sofrer e se adaptar com todas as restrições necessárias.

Umas das pessoas que são adeptas desse tipo de dieta são as célicas, ou seja, aquelas que sofrem de intolerância ao glúten. Essas pessoas obrigatoriamente precisam inovar no seu cardápio para ficar longe dos sintomas trazidos pela doença.

Entenda como funciona a Dieta do Glúten

A dieta do glúten é utilizada por muitas pessoas para emagrecer, pois ela exclui do seu cardápio diversos alimentos que aumentam o peso e que possuem substâncias maléficas a saúde, como os pães, as bolachas, as pizzas, o trigo, entre outros. Eliminando esses alimentos do seu cardápio, consequentemente você perderá peso.

Dieta do Glúten
Dieta do Glúten. Imagem:divulgação

Para os portadores da doença celíaca, essa dieta é muito mais importante. Os intolerantes que ingerirem glúten podem sofrer com vômitos, inchaços e desconfortos abdominais e por isso, precisam seguir a risca uma dieta livre dessa proteína.

Mas essa dieta vai muito mais além do que apenas comprar os alimentos sem glúten, é necessário analisar todos os rótulos dos alimentos e componentes de diversos produtos para garantir que você não irá entrar em contato com a substância.

Acesse e saiba mais informações: Quais os sintomas da intolerância ao glúten?

Conheça a Doença Celíaca

Essa doença é caracterizada pela intolerância ao glúten e por isso faz com que o organismo absorva com mais dificuldade os nutrientes dos alimentos e das vitaminas, principalmente quando você ingere o glúten.

Apostar em uma dieta longe dessa substância irá ajudar o seu organismo a funcionar melhorar e consequentemente, a ingerir corretamente todos os nutrientes.

sem_gluten
Conheça a Doença Celíaca. Imagem:divulgação

Essa doença atinge diversas pessoas e muitas delas nem sabem; quando sentem os sintomas, acham que é apenas um mal-estar. Isso pode trazer mais problemas: quem não descobrir a doença e começar com uma dieta restrita rapidamente, tem chances de desenvolver câncer de intestino.

Os sintomas da doença celíaca incluem vômitos, inchaços e perda de peso. Existe apenas um tratamento: uma alimentação muito restritiva livre de glúten e, infelizmente, não há cura.

Acesse e saiba mais informações: 9 Sintomas de Intolerância ao Glúten

Alguns alimentos livres de glúten

Mesmo que o glúten esteja presente em muitos dos alimentos que nós consumimos no dia a dia, é possível criar um cardápio especial com os alimentos que estão livres dessa proteína. É claro que a dieta de um celíaco é muito restritiva e por isso é recomendado que apenas essas pessoas fiquem sem ingerir o glúten, mas qualquer um pode se tornar um adepto.

Hypoallergenic diet: products of different groups
Alguns alimentos livres de glúten. Imagem:dviulgação

Hoje em dia já existem muitas receitas sem glúten e isso realmente facilita. Para facilitar na criação de um cardápio, veja a seguir alguns alimentos indicados: maçã, banana, damasco, amora, feijão, abacate, uva, repolho, couve, alface, espinafre,

abóbora, galinha, porco, peru, manteiga, queijo, creme, ovos, leite, iogurte puro e sem sabor, arroz integral, mandioca, farinha de milho, polenta, quinoa, farinha de soja, geleia, entre outros.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here