Doença Celíaca e a contaminação cruzada

0

 

A doença celíaca é uma intolerância ao glúten. Essa doença causa um transtorno do intestino delgado. Os sintomas geralmente incluem diarreia, constipação, dor e desconforto no sistema digestivo, ocorrendo mais frequentemente em pessoas que tem uma predisposição genética, inclusive em crianças.

Doença Celíaca e a contaminação cruzada
Doença Celíaca e a contaminação cruzada. Imagem:divulgação

A insuficiência de vitaminas causadas pela doença pode causar anemia, pois há uma diminuição na capacidade do intestino delgado em absorver os nutrientes dos alimentos necessários para o organismo adquirir as vitaminas necessárias ao corpo.

O que é a contaminação cruzada?

A contaminação cruzada poderá ocorrer por produtos que são vendidos sem a composição do glúten, mas que indiretamente acabam com alguns traços ou partículas do mesmo seja durante o plantio, armazenamento, colheita, industrialização ou no manuseio antes de ingerir.

Doença Celíaca e a contaminação cruzada
Doença Celíaca e a contaminação cruzada. Imagem:divulgação

Quem possui a doença Celíaca é muito sensível ao glúten até uma quantidade minúscula poderá desencadear problemas graves onde os sintomas podem ser sentidos geralmente no intestino delgado.

Quais são os principais alimentos que possuem o glúten?

Alguns alimentos possuem glúten como: pães, bolos, bolachas, massas, cerveja, pizza, salgadinhos, queijos, maionese, salsicha, cereais, shoyo, hóstia, molho branco, iogurte, sopas desidratadas, temperos prontos, ketchup, aveia, alguns xaropes e remédios. Lembrando sempre que no rotulo do produto é possível verificar se na sua composição contém glúten.

Acesse e saiba mais informações: A doença celíaca pode causar queda de cabelo?

Quais são os sintomas da doença celíaca?

Os principais sintomas da doença celíaca são: diarreia, constipação, dor abdominal, diminuição do apetitem anemia, perda ou dificuldade para ganhar peso, queda de cabelo, lesões na pele, déficit de crescimento em crianças, dor no sistema digestivo e infertilidade.

doença celíaca
Doença Celíaca sintomas. Imagem:divulgação

Uma dica é que algumas pessoas não apresentam sintomas aparentes, o que pode ser muito prejudicial ao organismo, pois quando for diagnosticada a doença já pode estar em estágio avançado, pois a Celíaca pode causar câncer no intestino delgado.


Como é feita o diagnóstico da doença celíaca?

O diagnóstico da doença Celíaca poderá ser feita através de exames de sangue, pois nem sempre é descoberta a intolerância ao glúten a partir dos sintomas, pois eles podem ser variados e muitas vezes associados a outras doenças.

diagnóstico da doença celíaca
Diagnóstico da doença celíaca. Imagem:divulgação

A doença geralmente se manifesta em crianças até um ano de idade, quando começa a ingerir alimentos que contém o glúten o seus derivados. Como os sintomas podem ser diversos o seu diagnóstico poderá ser descoberto em alguns casos somente na vida adulta, o que trará muitos prejuízos à saúde. Outra forma de diagnóstico é fazer uma biópsia do intestino delgado no exame de endoscopia digestiva.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma dieta sem glúten

Como cuidar-se contendo a doença celíaca?

Um dos principais cuidados para ficar longe de problemas de saúde, para quem possui a doença celíaca é banir completamente o glúten da alimentação.

Quando a proteína é excluída do cardápio alimentar os sintomas que causam o transtorno para quem possui a doença Celíaca desaparece.

diagnóstico da doença celíaca
Doença celíaca. Imagem:divulgação

Parece uma coisa simples, mas para quem sofre com esta doença não é nada fácil ficar longe do glúten, pois ele é encontrado em muitos alimentos como: trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados (massa, bolos, pães, biscoitos, cerveja, pizzas, e alguns doces).

É muito importante para os Celíacos cuidar para não ingerir o glúten, pois descuidado com a saúde poderá trazer danos mais graves à saúde como, por exemplo, desenvolver câncer de intestino ou ter problemas de infertilidade.

Acesse e saiba mais informações: Onde comprar produtos sem glúten e sem lactose

Qual o tratamento para quem possui a doença Celíaca?

O tratamento para quem possui a doença celíaca em primeiro lugar é ter uma alimentação sem o glúten, mas quando os sintomas não melhoram sem a proteína é preciso que o paciente tome medicamentos indicados por médicos para a diminuição de reações inflamatória ou imunológica.

Para quem sofre com a doença celíaca é indicado que procure orientações médicas de um especialista gastroenterologista.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here