Doença celíaca em bebês – sintomas e tratamento

0

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. A doença celíaca é uma doença autoimune e caracteriza-se por uma intolerância ao glúten.

Doença celíaca em bebês - sintomas e tratamento
Doença celíaca em bebês – sintomas e tratamento. Imagem:divulgação

Esta surge mais frequentemente em crianças, entre o 1 e os 3 anos de idade, podendo, no entanto, surgir em qualquer idade, até mesmo na fase adulta. Todo o ser humano necessita de uma ingestão apropriada de todos os alimentos da roda alimentar, mas quando esta doença surge, fica-se privado da ingestão de alguns destes alimentos.

Quando se fala de um bebê ou de uma criança, pode perceber-se que surja uma dificuldade acrescida em gerir a situação, pois este é um ser em desenvolvimento e em constante crescimento, necessitando de todas as proteínas e vitaminas essenciais.

Acesse e saiba mais informações: Quais os Sintomas da Intolerância a Lactose ?

Doença celíaca em bebês

Os bebês começam a desenvolver os primeiros sinais desta doença, logo depois de começarem a ingerir alimentos sólidos com glúten. O bebé pode não desenvolver o seu peso e o seu crescimento, pois os alimentos não são absorvidos corretamente. Como os alimentos não são absorvidos corretamente, as fezes podem ser mais pálidas e volumosas. Diarreia malcheirosa também pode surgir.

O abdômen também fica mais inchado, e o bebé pode ter vômitos sucessivos. Se nem bebê ou nem as mães tenham sido diagnosticadas como doentes celíacos, nem tenham desenvolvido nenhuma reação ao glúten na sua história clínica, então a mãe poderá continuar a ingerir alimentos com glúten, mesmo que exista história de doença celíaca na família.

Doença celíaca em bebês - sintomas e tratamento
Doença celíaca em bebês – sintomas e tratamento. Imagem:divulgação

Uma alimentação de leite materno contendo glúten, permitirá ao bebé uma resposta imunitária normal ao glúten mais tarde. Assim, algumas pesquisas e estudos determinaram que a primeira exposição ao glúten deveria ser entre os 4 e os 7 meses, através de leite materno, visto que este é um elemento essencial que fortalece o sistema imunitário do bebé.

No entanto, esta introdução ao glúten apenas é uma ajuda para a diminuição de probabilidade de que o bebé venha a desenvolver a doença celíaca mais tarde, o que não significa que isso possa acontecer. Pois, não existe nada que possa prever se vai acontecer ou quando, assim como não existe nada que possa efetivamente eliminar esta possibilidade.

Sintomas Doença celíaca em bebês

A criança que possui os sintomas clássicos da doença celíaca pode apresentar baixa estatura para a idade, reduzido ganho de peso, além de reações como diarreia, barriga distendida, anemia e vômito. Alguns quadros, chamados de neoclássicos, são monossintomáticos, quando o paciente apresenta um desses sinais, isoladamente.

Doença celíaca em bebês - sintomas e tratamento
Doença celíaca em bebês – sintomas e tratamento. Imagem:divulgação

Pode só ficar com o intestino preso ou só apresentar baixo ganho de peso, por exemplo. Em geral, o celíaco apresenta os primeiros sinais de intolerância ao glúten assim que começa a ingerir alimentos sólidos com a proteína, o que acontece entre 1 e 3 anos de idade.

As aftas causadas por doença celíaca são muito similares a estomatite aftosa ou úlceras orais, conhecidas como “aftas”. Elas ocorrem em pacientes por uma série de motivos e, normalmente, de modo aleatório. Elas surgem em diferentes formas e podem durar de uma semana a vários meses.

Acesse e saiba mais informações: Glúten passa pelo leite materno? Descubra!

Tratamento Doença celíaca em bebês

Esta é apenas classificada como doença celíaca se a intolerância ao glúten for permanente e não apenas um caso esporádico. De qualquer das formas, deverá comunicar ao pediatra qualquer alteração da condição de saúde do seu bebé.

Doença celíaca em bebês - sintomas e tratamento
Doença celíaca em bebês – sintomas e tratamento. Imagem:divulgação

O único tratamento possível para a doença celíaca é uma dieta completamente isenta de glúten. Devido a uma exclusão de algumas fibras e carboidratos (massas, arroz, pão entre outros), a dieta celíaca acaba por conter uma maior percentagem de gorduras (óleos, margarinas, etc.) e pro teínas (maioritariamente carne).

Com esta alteração dietética e uma tentativa de substituição de alimentos, é frequente que o celíaco registe um aumento de peso. Nesse sentido, é importante que ajude a criança a controlar a sua alimentação, pois, a obesidade infantil é também um problema grave que não quererá para o seu filho. Uma boa dica passa por aumentar a ingestão de vegetais e frutas em detrimento de um aumento em gorduras.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here