Doença celíaca – O que é? Como identificar? Qual o tratamento?

0

A doença celíaca já atinge 1% da população mundial, entre crianças e adultos. Os sintomas da doença são comuns a outras patologias o que dificulta o diagnóstico precoce. Além disso, a demora no tratamento pode causar sérios problemas no organismo do paciente, provocando desde anemia grave até osteoporose e, em alguns casos, o óbito.

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca ou a doença do glúten é causada pela desordem sistêmica autoimune, provocada pela ingestão do glúten que é uma proteína presente em alimentos que possuam trigo, aveia, centeio, malte ou cevada. A doença causa uma inflamação na mucosa do intestino delgado o que resulta na má absorção dos elementos pelo intestino e problemas sérios no organismo.

O que é a doença celíaca
O que é a doença celíaca? Imagem:divulgação

A doença celíaca geralmente aparece logo na infância e em pessoas pré-dispostas geneticamente. As mulheres sofrem mais com a intolerância ao glúten do que os homens, pois a cada homem celíaco, duas ou três mulheres sofrem com o problema.

Acesse e saiba mais informações: Benefícios de Não Consumir Lactose e Glúten

Quais os sintomas da doença celíaca?

Os sintomas podem mudar um pouco de acordo com a idade do paciente. Em crianças a intolerância ao glúten pode causar diarreia, cólicas, distensão abdominal e até problemas no desenvolvimento. Na adolescência, pode ocasionar anemia, vômitos, prisão de ventre, falta de apetite, baixa estatura e sintomas neurológicos.

sintomas da doença celíaca
Sintomas da doença celíaca. Imagem:divulgação

Em adultos são constantes crises de diarreia com muita dor e desconforto abdominal. Além disso, anemia, osteoporose, emagrecimento exagerado, dermatites e alterações hepáticas também são sintomas presentes em quem sofre de doença celíaca.

Acesse e saiba mais informações: 5 Receitas de Sobremesa para Celíaco

Qual o tratamento para a doença?

O tratamento recomendado por todos os médicos é a retirada total de alimentos com glúten da vida do paciente. Infelizmente, quem sofre com a doença não pode consumir alimentos que tenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte, além dos seus derivados, como a farinha de trigo, macarrão, biscoitos, pães, entre outros. Se não tratada, a doença celíaca pode acarretar vários problemas no organismo, levando o paciente à morte.

doença celiaca tratamento
Doença celíaca tratamento. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Alimentos que os Celíacos podem consumir

Quais os exames para descobrir a doença celíaca?

O exame de sangue é muito usado para descobrir a doença celíaca. Os dois mais utilizados são o anticorpo anti-transglutaminase tecidular (AAT) e o anticorpo anti-endomísio (AAE).

A doença também é confirmada por meio de um exame que retira a amostra de tecido do intestino delgado, colhido por uma endoscopia com biópsia. O procedimento insere uma sonda flexível na boca que passa pela garganta, pelo estômago e chega ao intestino, onde ocorre a coleta da amostro do tecido.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here