A doença celíaca pode causar queda de cabelo?

0

A doença Celíaca trata-se de uma doença autoimune, onde o corpo rejeita toda e qualquer forma de glúten. A doença no geral é diagnosticada em crianças de 1 a 3 anos, mas pode aparecer em qualquer momento da vida adulta.

A doença caracteriza-se pela intolerância do corpo ao glúten, que causa severa inflamação no intestino e que pode resultar em desnutrição por não absorver nutrientes e atrofia de partes do intestino.

doença celíaca
A doença celíaca pode causar queda de cabelo? Imagem:divulgação

Para detectar a doença é necessário realizar diversos exames como anti-transglutaminase tecidular (AAT) e o do anticorpo anti-endomísio (AAE), porem para detectar com certeza á necessário que o individuo realize uma biópsia das paredes do intestino delgado.

Quais os alimentos contem glúten?

O glúten está presente em alimentos que contenham Trigo, tais como todo tipo de pães, torradas, biscoitos, bolachas, massa, bolos, pizza, salgados e salgadinhos, na salsinha e no cachorro quente, hambúrgueres, trigos como cevada, gérmen de trigo, triguilho, em temperos industrializados, e condimentos como maioneses, ketchup, shoyo, está em todos os cereais como barrinha de cereal, xarope, molhos brancos, e produtos desidratados e prontos como sopa e temperos, além da hóstia da utilizada ne Igreja Católica dentre muitos outros.

Quais os sintomas da doença Celíaca?

Existe uma grande lista que pode ser caracterizada como sintomas da doença celíaca mas ela pode variar de indivíduo para indivíduo de como são apresentados os sintomas e a intensidade e aparecem, porem existe uma lista que pode ser considerada tais como:

doença celíaca
Doença celíaca. Imagem:divulgação

-Prisão de ventre ou diarreia que dura mais de 30 dias

-Anemia e falta de apetite

-Vômitos

-Flatulência

-Emagrecimento ou obesidade dependendo do indivíduo

-Dificuldade e atraso no crescimento para crianças

-Instabilidade no humor, como desanimo, irritabilidade, melancolia

-Dores no abdômen seguidos de inchaço abdominal e rigidez

-Aftas que aparecem recorrentes

-Osteoporose

Ainda existem diversas outros sintomas que podem aparecer em pessoas com intolerância ao Glúten, podem aparecer problemas na pele e no cabelo.

Estes problemas ocorrem porque a inflamação autoimune do organismo  causada  pela intolerância ao glúten gera também problemas em outros tecidos do corpo, e por ambas tratarem-se da desregulações nos linfócitos T, e alterações na mucosa e absolvição das paredes intestinais, o que resulta também na absorção de outras substancias como os antígenos, que podem desencadear a alopecia areata ( que pode destruir os folículos capilares), resultando na queda de cabelo.

Doença Celíaca
Doença Celíaca. Imagem:divulgação

Ainda não existem estudos conclusivos quanto a ligação de ambas as doenças, porem que tem intolerância ao glúten e pré-disposição a queda de cabelo deve possuir uma alimentação que não contenha glúten.

Existe Tratamento?

O único tratamento para pessoas que possuem a doença celíaca é NÃO consumir alimentos que contenham glúten por toda a vida, pois a doença pode levar a morte se não for tratada adequadamente, mas não fique triste, pois ainda existe uma lista uma grande lista de alimentos que podem ser consumidos por quem possua a doença celíaca.

A doença celíaca pode causar queda de cabelo?
A doença celíaca pode causar queda de cabelo? Imagem:divulgação

Cereais como arroz e milho pode sem consumidos sem maiores problemas, além de diversas farinhas como farinhas de mandioca, milho, féculas (batata), fubá, além disso, podem os celíacos podem consumir diversos óleos e margarinas (verifique sempre os rótulos), todos os tipos de frutas, pode consumir sucos naturais e legumes, pode consumir leite, queijos e derivados, além de poder ingerir todos os tipos de hortaliças, alimentos como folhas,  cenoura, tomate, vagem, soja, grão de bico, feijão, ervilha, lentilha, inhame, cará também são permitidos, as carnes como bovina, suína, de aves, caprinos, miúdos, peixes e frutos do mar são ótimas para pessoas com  intolerância a glúten, além de e ovos também são uma opção para variar o cardápio.

Caso apresente algum sintoma procure um médico, somente ele poderá diagnosticar corretamente.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here