Doença Celíaca Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

0

A doença celíaca pertence ao grupo das doenças chamadas autoimunes. É uma doença crônica, que afeta crianças e adultos, principalmente mulheres e parentes de primeiro grau de portadores da doença. É uma doença muito comum, que atinge cerca de 1% da população, embora seja pouco diagnosticada.

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Celíaco
Celíaco. Imagem:Divulgação

Causas da Doença Celíaca

A origem da Doença Celíaca pode estar em três fatores: ambientais, imunológicos e genéticos. A doença geralmente se manifesta na infância, entre os três primeiros anos de vida, podendo surgir em qualquer idade também, inclusive na fase adulta.

Apesar de algumas pessoas chamarem a doença de alergia ao glúten, a doença celíaca não é uma doença alérgica.

Saiba mais Informações, acesse: 5 Receitas de Sobremesa para Celíaco

Principais Sintomas da Doença Celíaca

Geralmente os principais sintomas da doença celíaca são diarreia com perda de gordura nas fezes, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pelos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.

Diagnóstico de Doença Celíaca

A doença só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente confundidos com outras doenças. A demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos se manifesta somente na idade adulta, dependendo do grau de intolerância ao glúten.

Tratamento de Doença Celíaca

O tratamento da doença é a dieta com total ausência de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka, que contenham glúten.

Tratamento de Doença Celíaca
Tratamento de Doença Celíaca. Imagem:Divulgação

Cura para Doença Celíaca

A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente durante toda a vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.

Saiba mais Informações, acesse: Conheça 7 Opções de Comida sem Glúten

Medicamentos para Doença Celíaca

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para a doença, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here