Intolerância ao Glúten – Como Descobrir?

0

 

A intolerância ao glúten é uma reação negativa do corpo com a proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. A intolerância ao glúten pode causar diversos desconfortos no corpo como diarreia, anemia, perda de peso, dor abdominal, etc.

Não existe maneiras que possam impedir uma pessoa de ter a doença, pois esta envolvida no processo genético. Após a confirmação da doença celíaca, o paciente convive com uma serie de restrições ao longo da vida.

Intolerância ao Glúten como descobrir?

Fique atento aos sintomas da doença celíaca e se persistir por mais de duas semanas, procure ajuda de um profissional endocrinologista, clinico geral, gastroenterologista ou nutricionista.

Intolerância ao Glúten
Intolerância ao Glúten. Imagem: divulgação

Informe ao médico os sintomas que teve durante o período e será feita uma investigação para confirmar a presença da intolerância ao glúten.

Intolerância ao Glúten sintomas

Se você desconfia que tem intolerância ao glúten, fique atento aos sintomas que podem causar desconforto e mal-estar no seu dia-a-dia:

– Dor abdominal

– Diarreia

-Flatulência

– Distensão do abdômen

– Fraqueza

– Perda ou dificuldade para ganhar peso

– Queda do cabelo frequente

– Diminuição do apetite

– Lesões de pele

– Anemia

– Déficit no crescimento em crianças

– Infertilidade

Preste atenção aos sinais em crianças menores de 2 anos, alguns sintomas são mais relevantes como:

– Vômito

– Diarreia Crônica

– Barriga inchada

– Falha em prosperar

– Pouco apetite

– Perda de massa muscular

Intolerância ao Glúten tratamentos

O tratamento para a doença celíaca é feito através de uma dieta totalmente sem glúten. Como a doença não tem cura, alguns pacientes encontram dificuldade em se readaptar a essa mudança alimentar, sendo necessário excluir totalmente o glúten da rotina.

É importante que após o diagnóstico da doença celíaca, essa dieta seja seguida rigorosamente pelo resto da vida. A ingestão de glúten por uma pessoa celíaca pode trazer muitos malefícios e um deles é o câncer no intestino, também podendo causar problemas de infertilidade.

Intolerância ao Glúten qual médico procurar

Caso você ou seu filho tenham algum desses sintomas por mais de três semanas, não deixe de buscar o auxílio médico para um diagnóstico de confiança, não tente inventar uma dieta sem glúten ou se automedicar em casa sem antes de ter a certeza que tem a doença celíaca.

Os especialistas recomendados para consulta são endocrinologistas, clinico geral, gastroenterologista ou nutricionista. Esses profissionais são responsáveis por um diagnóstico sobre a doença e o melhor tratamento.

Intolerância ao Glúten dieta sem glúten

Para começar uma dieta após a confirmação da doença celíaca, todos os alimentos que possuam glúten devem ser excluídos do cardápio. A continuidade na ingestão de glúten, pode fazer com que a pessoa desenvolva câncer no estomago ou infertilidade, além de muitos desconfortos.

dieta sem glúten
dieta sem glúten. Imagem: divulgação

A dieta sem glúten alivia os sintomas da doença celíaca e ajuda quem deseja emagrecer, pois na dieta é eliminado pães, tortas, bolachas e alimentos que a ingestão de calorias é maior. Procure a ajuda de um nutricionista para montar a melhor dieta para seu organismo.

Intolerância ao Glúten exames

É feita uma biópsia do intestino delgado para confirmar se o paciente tem ou não a doença celíaca, o paciente também pode passar por uma fase com tempo determinado pelo médico fazendo uma dieta sem glúten e após retomar a uma consulta, refazendo os exames para um diagnóstico final da doença.

Intolerância ao Glúten tem cura?

A intolerância ao glúten não possui cura, mas através de uma readaptação alimentar com uma dieta livre de glúten até o final da vida é possível conviver. Pra algumas pessoas é difícil conviver com essa mudança alimentar e tantas restrições, mas é possível!

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here