Leite de Amêndoas Caseiro Sem Lactose

0

Para pessoas que têm intolerância à lactose, o leite comum, seja ele integral, semi ou desnatado está fora de cogitação, uma vez que a sua substância principal – o açúcar lactase – não é digerido pelo corpo e pode desencadear diversas reações no organismo.

Mas como ficar sem leite? Bom, é verdade que, para algumas pessoas, isso parece praticamente impossível… Mas nem precisa ser um grande esforço, afinal, existem alternativas para o consumo de leite.

Leite de amêndoas caseiro sem lactose
Leite de amêndoas caseiro sem lactose. Imagem:divulgação

O primeiro deles é comprar os industrializados que são fabricados sem lactose. Porém, uma outra forma de utilizar o leite vem sendo bastante usada pelos intolerantes: o leite de amêndoas, que é bastante saudável, tem diversos benefícios e você pode faze em casa. Confira como!

Acesse e saiba mais informações: Bolo de banana com batata-doce ( sem glúten e sem lactose)

Receita de leite de amêndoas caseiro sem lactose

Por não conter a lactose e ser leite direto das amêndoas, não só os intolerantes à substância, mas também os veganos podem consumir este produto.

Ingredientes:

– 1 copo de amêndoas cruas (medida: cerca de 200 ml);

– 4 copos de água filtrada (essa quantidade pode diminuir, caso queira um leite mais consistente).

Modo de preparo:

– Lave bem as amêndoas, uma a uma, e deixe de molho em um pote com água de um dia para o outro. Atenção: a água deve ser o suficiente para cobrir toda a quantidade de amêndoa e ser guardada na geladeira;

Receita de leite de amêndoas caseiro sem lactose
Receita de leite de amêndoas caseiro sem lactose. Imagem:divulgação

– Passado o tempo necessário, escorra bem a água que serviu para ficar de molho, retire a película (caso queira) e leve toda a quantidade de amêndoas mais os copos de água filtrada e bata no liquidificador até adquirir uma consistência líquida; Coe com a ajuda de um pano bem fino e bem limpo. Seu leite está pronto!

O leite de amêndoas deve ser consumido em, no máximo, três dias, além de ser necessário ficar armazenado na geladeira. Além de consumi-lo puro, você pode adicionar a outros ingredientes ou usar em receitas para substituir o leite comum de vaca.

Acesse e saiba mais informações: Receita de Torta de Limão sem glúten e sem lactose

Leite de amêndoas benefícios

Você não precisa ser intolerante à lactose ou vegano para consumir o leite de amêndoas, afinal, ele possui diversos benefícios que fazem bem para o seu corpo, independente da condição de sua saúde ou alimentícia.

Este líquido ajuda em dietas, por não conter altas quantidades de gordura como o leite comum e também pelo baixo índice glicêmico. Ele também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, facilita muita a digestão e é ótimo para quem tem dispepsia, combate a prisão de ventre (que pode atingir qualquer pessoa) e tem só 66 calorias a cada 100 ml.

Além disso, a amêndoa é rica em cálcio e magnésio, o que a torna um bom ingrediente para tratar e prevenir a osteoporose. Ela também diminui cãibras, ajuda nas contrações em caso de gravidez, diminui retenção de líquidos e a diminui a pressão alta.

Receita de leite de amêndoas caseiro sem lactose
Receita de leite de amêndoas caseiro sem lactose. Imagem:divulgação

Adicione o leite de amêndoas, principalmente, em seu café da manhã, combinado com os alimentos certos. Mas ele também pode fazer parte de todo o seu cardápio. Atenção: caso queira trocar o uso do leite comum pelo de amêndoas para toda a família, consulte o pediatra de seus filhos, caso eles ainda sejam pequenos. Também é possível encontrar o líquido industrializado em lojas especializadas pelo preço médio de R$ 10 o litro.

O leite de amêndoas é uma ótima pedida para você que tem intolerância à lactose, é vegano ou, simplesmente, que promover algumas mudanças em seus hábitos alimentares. Para qualquer dúvida que tiver, basta entrar em contato com um profissional da área antes de adicioná-lo ao seu cardápio.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here