Maionese Sem Ovos

0

A maionese é um condimento que pode ser usado em vários pratos e receitas, como em acompanhamentos, aperitivos ou até mesmo em lanches. Ela fica bem em sanduíches, saladas e em pratos mais elaborados, podendo até mesmo fazer parte de um prato principal.

Encontramos diferentes tipos de maionese no supermercado, além das maioneses dos restaurantes que sempre acabamos por idolatrar. A grande maioria das maioneses são preparadas com ovos, mas se você é intolerante ou vegetariano, pode ter a sua própria maionese sem ovos, basta prepara-la em casa. A seguir, confira algumas versões de maionese sem ovos.

Maionese Caseira Sem Ovos

Maionese Sem Ovos. Imagem: divulgação

Para essa primeira versão de maionese sem ovos, veja os ingredientes usados:

1 dente de alho pequeno;

2/3 de xícara de chá de leite vegetal;

1 e ½ xícara de chá de óleo;

Suco de 1 limão;

Sal e pimenta do reino a gosto.

Você deve bater o leite, o limão, o alho, o sal e a pimenta no liquidificador, em velocidade baixa. Vá adicionando o óleo em fio, sem parar de bater, até que a maionese comece a pegar forma e engrossar. Quando estiver na consistência desejada, desligue e coloque em um recipiente com tampa. Mantenha na geladeira por até 5 dias.

Maionese Sem Ovos Vegana

Você também pode preparar uma maionese sem ovos vegana, com ingredientes diferentes. Ela também pode ser consumida por vegetarianos e por qualquer pessoa. Veja os ingredientes:

1 xícara de óleo vegetal gelado;

½ xícara de leite de amêndoas gelado;

1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre de maçã;

½ dente de alho;

½ colher de chá de sal.

Leve o leite de amêndoas e o alho para o liquidificador. Bata em potência baixa para triturar e misturá-los. Abra a tampa central do liquidificador e cubra parcialmente o local com um pano de prato. Vá adicionando o óleo em fio, bem devagar, até que fique firme a mistura. Adicione o sumo de limão ou o vinagre de maçã. Acrescente o sal. Bata tudo para misturar.

Coloque a maionese em um pote de vidro com tampa e deixe na geladeira por até 7 dias. Você pode usar o óleo vegetal que preferir e também pode preparar o seu próprio leite de amêndoas em casa, usando determinados ingredientes.

Você também pode adicionar outros temperos, como manjericão e orégano, se preferir.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here