O que é Doença Celíaca Assintomática?

0

A doença celíaca é um problema que atinge pessoas de todas as idades, raças e etnias. Pode surgir ainda na infância ou ao decorrer da vida, de acordo com diversos fatores de risco. Ela é caracterizada pela intolerância ao glúten, uma proteína facilmente encontrada em vários alimentos do dia a dia, como pães, massas, aveia, trigo, cevada.

Aqueles que ingerem essa proteína tendem a ter reações alérgicas, o que mostra que essa pessoa é intolerante ao glúten e não pode consumi-lo.

doença celíaca assintomática
Doença celíaca assintomática. Imagem:divulgação

Diversos fatores podem causar a doença celíaca, mas de acordo com uma pesquisa realizada recentemente, aqueles que possuem repetidas infecções ainda quando bebê possuem mais chances de desenvolver a doença.

Acesse e saiba mais informações: Onde comprar produtos sem glúten e sem lactose

Conheça a Doença Celíaca Assintomática

A doença celíaca pode ser clássica, não clássica e assintomática. Cada um desses tipos tende a apresentar sintomas distintos no corpo humano, o que permite que a pessoa seja diagnosticada com um tipo mencionado. A doença está presente em cerca de 1% da população mundial e é conhecida por ser autoimune.

doença celíaca assintomática
Doença celíaca assintomática. Imagem:divulgação

Aqueles que são intolerantes e ingerem o glúten sofrem com reações alérgicas. Isso acontece quando a porção inicial do intestino delgado é atingida, o que causa uma reação imunológica que desencadeia um processo inflamatório crônico na região.

Tudo isso acaba prejudicando a correta absorção de todos os nutrientes, por isso é essencial que os intolerantes fiquem longe do glúten.

Sintomas da Doença Celíaca Assintomática

Os sintomas tendem a variar de acordo com o tipo da doença. Se a doença for clássica, por exemplo, estes são alguns dos sintomas que podem aparecer:

diarreia crônica, falta de apetite, perda de peso, desnutrição, anemia por deficiência de ferro, distensão abdominal, braços e pernas finos. Vale ressaltar que é mais comum esse tipo da doença surgir nos primeiros anos de vida.

doença celíaca assintomática
Doença celíaca assintomática. Imagem:divulgação

Já a doença não clássica apresenta alguns sintomas como: anemia persistente, baixo ganho de peso, prisão de ventre, irritabilidade, fadiga, miopatia, depressão.

Já a doença assintomática é mais complicada, pois não há nenhuma manifestação, ainda que ela exista no corpo do indivíduo. Pessoas com esse tipo da doença devem fazer exames que ajudem no diagnóstico e serem tratadas para evitar complicações.

Acesse e saiba mais informações: Doença Celiaca Bioquimica

Tratamento da Doença Celíaca Assintomática

Para diagnosticar a doença o paciente deve se consultar primeiramente com um especialista. Este irá recomendar que o paciente faça um exame laboratorial, conhecido como teste da absorção da D-xilose e da dosagem da gordura nas fezes.

Caso o paciente seja diagnosticado com doença celíaca, é hora de começar o tratamento para evitar as reações alérgicas e demais complicações.

doença celíaca assintomática
Ddoença celíaca assintomática. Imagem:divulgação

O único tratamento consiste em não ingerir o glúten, ou seja, eliminá-lo por completo de suas refeições. Por exemplo, alimentos e bebidas como pães, macarrão, pizza, bolacha, cerveja, coxinha, whisky e vodka devem ser eliminados do seu cardápio.

A maioria desses e de outros alimentos com o glúten pode ser substituídos por versões sem a proteína, basta procurar ou fazer em casa. É possível levar uma vida normal sem o glúten, pois assim você não sofrerá com os sintomas.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here