O que é e onde está o glúten nos alimentos?

0

Verificar o glúten nos alimentos está cada vez mais normal. Isso por que veio à tona o que essa substância pode causar no organismo, principalmente daquelas com intolerância ou sensibilidade a ela.

Esse distúrbio é chamado de doença celíaca, e desencadeia pela inflamação do intestino após a ingestão de alimentos que contêm glúten. Essa doença aparece, geralmente, em crianças até 3 anos de idade, mas adultos podem sofrer com a manifestação dela.

Com bastante divulgação, os benefícios de reduzir ou cortar o consumo de glúten chamou a atenção também daqueles que desejam emagrecer, melhorar o trato intestinal e reduzir as taxas de colesterol ruim.

Mas o que é e onde está o glúten dos alimentos? Acompanhe este artigo e descubra essas e outras informações sobre esse assunto.

O que é o glúten

O glúten é uma proteína proveniente de outras duas: glutenina e gliadina. Ao contrário do que diversos sites dizem, o glúten pode ser encontrado em muitos cereais (como o trigo, centeio, cevada e aveia) em suas formas naturais, e não é algo “criado” após processos de industrialização dos alimentos. É diferente, portanto, da gordura trans, inimiga número 1 da vida moderna e criação da indústria do século XX.

gluten
O que é gluten? Imagem:divulgação

É o glúten o responsável por conferir elasticidade a diversas receitas muito conhecidas e adoradas, como pães, bolos e biscoitos. Ao fazer essas massas, são criadas as redes de glúten, estruturas que prendem o gás carbônico expelido pelas leveduras do fermento. Após esse processo, todas essas delícias ficam macias.

Acesse e saiba mais informações: Conheça 7 opções de comida sem glúten

Alimentos que contém glúten

Com famosas divulgando as dietas sem glúten nos alimentos, as revistas publicando matérias extensas e livros publicados por especialistas, a curiosidade bateu em muita gente: onde está o glúten nos alimentos?

Como dissemos anteriormente, o glúten pode ser encontrado em alimentos que levam farinha de trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados.

Alimentos que contém glúten
Alimentos que contém glúten. Imagem:divulgação

Conheça uma lista com os alimentos com glúten mais consumidos:

  • Bolos, pães e torradas
  • Biscoitos e bolachas
  • Macarrão, pizzas e massas em geral
  • Tortas doces ou salgadas, quiches
  • Empada, coxinha e salgados
  • Salgadinhos, cachorro-quente, hambúrguer e nuggets
  • Queijos e salsicha
  • Cereais e barrinhas de cereais
  • Cerveja e Whisky
  • Molhos, incluindo maionese, ketchup e shoyu
  • Sopas e temperos industrializados

Já aqueles que não tem a presença do glúten são, por exemplo: tapioca, biscoito de polvilho, macarrão de arroz, pipoca, frutas, vegetais, legumes, carnes, ovos, arroz, feijão, amaranto, quinoa, fubá, mandioca, milho, linhaça, trigo sarraceno e cacau.

Alimentos que contém glúten
Alimentos que contém glúten. Imagem:dviulgação

Vale lembrar que se você quer seguir uma dieta sem glúten não adianta escolher alimentos pouco calóricos, sem gordura e sem açúcar, os famosos light e diet.

O que confere o status glúten-free aos produtos é o selo de isenção completa dessa substância. Para descobrir isso, leia os rótulos!

Acesse e saiba mais informações: Alimentos que os Celíacos podem consumir

Alimentos com glúten faz mal

Muitos nutricionistas não indicam o corte do glúten na dieta de pessoas sem a doença celíaca. Isso por que não é comprovado algum problema de saúda em pessoas que não sofrem com o problema.


Quem tem a doença celíaca – cerca de 1% da população mundial – não pode digerir alimentos com glúten, pois essa proteína não é bem aceita pelo intestino. Ao chegar nesse órgão o glúten incentiva uma reação do sistema imunológico que tenta se defender. É nesse processo que acontecem as vilosidades intestinais, estruturas que absorvem os nutrientes da comida.

alimentos com gluten
Alimentos com glúten. Imagem:divulgação

E como é muito difícil a absorção do glúten pelas vilosidades, elas ficam inflamadas e o glúten não é bem processado, causando problemas do trato intestinal, principalmente. Por isso os primeiros sintomas de quem sofre com a doença celíaca são: dores e inchaços abdominais e diarreia.

sem gluten
Alimentação sem glúten. Imagem:divulgação

Contudo, esses sintomas não aparecem nas pessoas que não sofrem com a doença celíaca. Então o glúten nos alimentos pode ser consumido sem problemas, mas, claro, em doses equilibradas diariamente, como qualquer outro alimento.

Se você quer deixar de consumir glúten para beneficiar a função intestinal e perder peso, lembre-se que é importante trocar os cereais que contém tal proteína por outros grãos como a quinoa e o trigo sarraceno.

Acesse e saiba mais informações: 5 Receitas de Sobremesa para Celíaco

Alimentos com glúten engorda

Assim como não faz mal, o glúten também não traz benefícios significativos à saúde de quem não é celíaco. Isso é o que diz os especialistas em alimentação funcional e nutrição.

Mesmo assim eles afirmam que é difícil aderir à dieta sem glúten nos alimentos, pois ele está contido em itens muito tradicionais da mesa do brasileiro, como os pães, bolos e massas. Mas com dedicação é possível deixar essa proteína fora da dieta, caso a questão seja ‘emagrecer’.

gluten engorda
Gluten engorda? Imagem:divulgação

Vale ressaltar que não há pesquisas que comprovem a relação do glúten com a obesidade. Porém, a presença dessa famosa proteína nos principais alimentos fontes de carboidratos, a transformam em uma possível vilã para quem luta contra a balança.

Portanto, se você cortar alimentos que contenham glúten da dieta, consequentemente irá manter uma dieta com menos calorias. Mas é importante saber que alimentos sem glúten podem ser tão calóricos quanto os originais. Assim, a melhor saída é verificar qual é a dieta que mais se adequá ao seu estilo de vida.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here