O que é Glúten? Ele faz bem ou mal à saúde?

0

Com certeza você já deve ter ouvido falar o nome “Glúten” não é mesmo? Hoje em dia muitos produtos como pães e bolachas colocam bem visível na embalagem a mensagem “Não contém glúten”. Você sabe exatamente o que é o Glúten e sabe se ele faz mal à saúde? Confira aqui tudo sobre o glúten e conheça um pouco mais sobre  a doença celíaca, confira.

O que é Glúten?

O glúten é uma proteína de tamanho grande, ela é formada por duas proteínas menores chamadas de glutenina e gliadina. O glúten é encontrado junto ao amido em diversos cereais como a cevada, o trigo e o malte.

Todos os alimentos que são derivados desses grãos como, por exemplo, a cerveja e a farinha de trigo, possuem o glúten em sua composição.

Acesse e saiba mais informações: 13 cardápio sem glúten

Glúten faz mal?

Hoje em dia muito tem se falado a respeito do que o glúten faz no organismo das pessoas, no geral se a pessoa não possuir a doença celíaca o glúten não vai fazer mal, isso porque quem não possui a doença não vai sofrer nenhum tipo de reação química que possa danificar o intestino.

gluten
Gluten. Imagem:divulgação

Porém, muitas pessoas que não possuem a doença estão optando por cortar o glúten da alimentação, isso se deve ao fato de que os alimentos que possuem o glúten são grandes aliados no aumento de peso. Nesse caso quem deseja emagrecer ou não engordar acaba tirando o glúten da alimentação, não por fazer mal e sim porque os alimentos com glúten engordam.

O que é a doença celíaca?

Pacientes com doença celíaca não podem ingerir nenhum tipo de alimento que possua o glúten na composição, isso porque as pessoas com essa doença acabam desenvolvendo uma reação muito forte a ingestão do glúten. Ao ingerir o glúten, o corpo vai liberar algumas substancias como a citosina que é responsável por danificar a parede do intestino.

O que é a doença celíaca
Doença celíaca. Imagem:divulgação

Quem possui essa doença precisa ter uma alimentação balanceada e sem glúten. Não existe cura para essa doença, por isso o paciente deve cortar totalmente o glúten da alimentação.

Acesse e saiba mais informações: Confira a lista de alimentos sem glúten

Quais os sintomas?

O sintoma mais clássico é a diarreia crônica, porém outros sintomas também podem indicar a doença celíaca como:

  • Atraso menstrual
  • Aftas
  • Esterilidade
  • Problemas de crescimento
Doença Celíaca
Doença Celíaca. Imagem:divulgação

Importante lembrar que, ao surgir algum sintoma é ideal procurar um médico para que tenha certeza de que a causa seja realmente o glúten, só o médico vai poder te passar uma alimentação ideal dependendo do seu tipo de problema. Não corte o glúten da sua alimentação sem antes procurar um médico.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here