O que é Glúten?

0

 

O Glúten tem se tornado um vilão na vida de muitas pessoas na hora que ele aparece em alguns alimentos. Quem possui intolerância ao glúten, não pode comer nenhum tipo de alimento que possua a proteína e por isso a pessoa acaba ficando com uma dieta restrita pelo resto da vida. Entenda um pouco mais sobre o que é o glúten:

Glúten o que é?

O Glúten virou um grande vilão nutricional que vem sendo excluído da dieta de algumas pessoas, por fazer mal a saúde. É uma proteína formada por dois compostos, sendo a Glutenina e a Gliadina encontrada facilmente em cereais como o trigo, centeio e cevada.

Glúten
Glúten. Imagem: divulgação

O glúten é o que traz a elasticidade para diversos alimentos, prendendo moléculas de gás carbônico a massa e deixando macia.

Glúten engorda?

O Glúten em si não engorda! O que faz uma pessoa engordar é o consumo de alimentos altamente calóricos que contém a proteína em sua composição.

Glúten malefícios

Os malefícios do glúten para o corpo humano são inúmeros, e na vida de um celíaco pode ser muito complicado. No corpo de um celíaco, o glúten causa complicações pois acontece um processo inflamatório levando a destruição as vilosidades da parede do intestino. O celíaco apresenta muitos sintomas de mal-estar e indisposição persistentes, levando a acreditar que esta doente por um momento somente.

Glúten faz mal?

Em certos grupos de pessoas, o glúten faz extremamente mal. Esse conjunto de pessoas se classifica naquelas que tem a doença celíaca, ou seja, que possuem alergia ou intolerância a composição. É preciso ficar alerta a alguns sintomas da doença celíaca, caso apresentar mais de um dos sintomas e persistir por mais de 7 dias, é recomendado a procura de um médico especialista para fazer o diagnóstico e realizar o melhor tratamento para seu organismo.

Glúten sintomas

Os sintomas da intolerância ao glúten podem variar conforme a intensidade e o grau que a doença está manifestada no corpo da pessoa. Alguns sintomas são:

– Vômito;

– Dor abdominal;

– Barriga inchada;

– Diarreia frequente;

– Cansaço após comer um alimento com glúten;

– Dor de cabeça e enxaqueca

– Problemas com ansiedade, humor e depressão;

– Tonturas;

Se você tem sintomas semelhantes da doença celíaca, fique atento e procure um médico para comprovar a manifestação da doença!

Glúten free

A dieta glúten free é adotada e começa ser feita no momento em que uma pessoa descobre a doença celíaca. Se a pessoa que descobre a doença deseja comer pães, bolos, biscoitos, macarrão e produtos industrializados, deve ficar atenta para que não possua glúten na produção dos alimentos.

Glúten de trigo

Quando cozido, o glúten obtém consistência firme e dá um toque de sabor no qual foi cozido. Em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação da massa, fazendo com que ocorra um aumento de volume.

Glúten de aveia

A aveia é um dos alimentos que é sempre indicado para pessoas com a doença celíaca não consumir. Ela não possui glúten em si, mas pode conter traços da proteína na armazenação em empresas que trabalham com o trigo também.

No Brasil a aveia é transportada e armazenada junto com o trigo e por causa dessa mistura, algumas marcas de aveia contêm glúten, porém não são todas. Fique atento aos rótulos e tabela nutricional.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here