O que sente um Celíaco?

0

 

Pessoas celíacas tendem a lidar com alguns sintomas nada agradáveis quando não seguem o devido tratamento ou quando ingerem determinado alimento que devia ser banido de seu cardápio. Nem todas as pessoas celíacas sabem que possuem a doença, por isso a seguir vamos falar sobre o que uma pessoa celíaca sente, para que você possa identificar os sintomas.

O que sente um celíaco?

Um celíaco lida com alguns sintomas quando ingere o glúten, substância que possui alergia. O glúten está presente em grande parte dos alimentos e se você é uma pessoa que não sabe que é intolerante, pode ser muito comum lidar com determinadas reações após realizar uma refeição.

celíaco
celíaco. Imagem: divulgação

Uma pessoa com doença celíaca pode lidar com várias reações realmente desagradáveis, mas tudo também depende do tipo da doença. Há até mesmo uma versão assintomática, onde o paciente não apresenta sintomas, mas que mesmo assim precisa ser tratada para evitar complicações.

Celíaco sintoma

Pessoas celíacas lidam com diversos sintomas, entre eles: fraqueza, anemia, lesões de pele, infertilidade, dor abdominal, flatulência, diarreia, diminuição do apetite, queda frequente de cabelo, perda ou dificuldade para ganhar peso, distensão do abdômen, entre outros.

Se a doença não for tratada ela pode trazer complicações como anemia ou até mesmo câncer.

Celíaco significado

Celíacas são as pessoas intolerantes ao glúten, ou seja, pessoas que se ingerirem essa substância terão que lidar com os sintomas mencionados anteriormente e por isso, precisam seguir uma dieta saudável e controlada sem o glúten, de modo a evitar os sintomas e também as complicações.

A doença celíaca é autoimune e crônica, podendo afetar tanto adultos quanto crianças. O glúten é uma proteína encontrada em grande parte dos alimentos, por isso pode ser bem difícil evita-la.


Celíaco pode doar sangue?

Geralmente pessoas com doenças autoimunes estão proibidas de doar sangue, mas no caso da doença celíaca, a doação pode ser feita desde que a doença esteja sendo tratada e controlada. É importante destacar ainda que, após a doação, os responsáveis pela triagem ainda irão avaliar a situação e decidir se o sangue pode ou não ser repassado.

Celíaco
Celíaco. Imagem:divulgação

Celíaco pode comer arroz?

Sim, pessoas celíacas podem comer arroz, principalmente se for a sua versão integral. O glúten está presente na cevada, no trigo, no malte e no amido, portanto evite alimentos que foram preparados com essas substâncias.

Celíaco pode comer aveia?

Infelizmente a aveia deve ser evitada por pessoas celíacas, pois ela contém glúten em sua composição, principalmente após o processo de produção.

Celíaco pode comer chocolate?

O chocolate pode ser perigoso para as pessoas celíacas, mas até pode ser ingerido, preferencialmente em uma quantidade pequena e se possuir mais de 60% de cacau. Dê preferência para o chocolate amargo. Essa dica também serve para pessoas que desejam manter a forma e até mesmo acelerar o metabolismo.

Celíaco
Celíaco. Imagem:divulgação

Celíaco pode comer soja

Alguns biscoitos de soja podem ser ideais para as pessoas celíacas, assim como diversos outros alimentos que sejam de soja.

Celíaco tem cura?

Infelizmente não, mas a doença pode ser controlada com uma boa rotina de alimentação e seguindo todas as demais instruções médicas.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here