Pavê de Panetone Sem Glúten

0

 

O pavê é uma receita bem tradicional do final de ano, podendo estar presente na ceia de Natal ou de Ano Novo, ou até mesmo nas duas. Há diversos sabores para o pavê e quem gosta de cozinhar, pode inovar todos os anos e apostar em receitas novas.

A opção que trazemos hoje é o pavê de panetone e a melhor notícia é de que ele é totalmente sem glúten, ou seja, pode ser consumido também pelos intolerantes. Se você está curioso para provar essa deliciosa sobremesa, confira a seguir a sua receita!

Receita de Pavê de Panetone sem glúten

Você pode aproveitar o panetone que sobrou do Natal e preparar um delicioso pavê para o Ano Novo. Ou, ainda, caso possua vários panetones e não queira que eles estraguem, pode preparar o pavê tanto para o Natal quanto para o Ano Novo.

Essa sobremesa gelada é uma ótima opção para tais festas, visto que elas acontecem durante as altas temperaturas em nosso país. A seguir, veja quais ingredientes são necessários:

Pavê de Panetone sem glúten
Pavê de Panetone sem glúten. Imagem: diuvlgação

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de açúcar demerara;

– ½ fava de baunilha;

– 250 gramas de chocolate meio amargo sem glúten;

– 1 panetone sem glúten;

– 250 ml de vinho do porto;

– 1 leite condensado light;

– 2 colheres de sopa de amido de milho;

– 2 caixas de creme de leite sem lactose;

– 500 ml de leite sem lactose;

– Cravo e canela em pau a gosto;

– Sementes de cardamomo a gosto.

Veja mais:

Receita de Panetone com recheio cremoso de laranja

Panetone sem glúten, lactose e ovos

Receita de Panetone sem glúten e sem lactose

Modo de Preparo Pavê de Panetone sem glúten:

Misture em uma panela, uma das caixas de creme de leite com o leite, leite condensado, o amido de milho, a fava e as raspas das sementes. Leve ao fogo até que comece a engrossar, o ideal é ficar com a consistência de um mingau leve. Depois você deve reservar até que fique morno.

Em uma panela pequena coloque o vinho, o cravo, a canela, o cardamomo e o açúcar demerara. Misture bem e deixe ferver por 5 minutos. Desligue e reserve. Em um recipiente de vidro você deve colocar o chocolate picado e derrete-lo em banho-maria ou no micro-ondas, como preferir. Acrescente ao chocolate derretido a outra caixa de creme de leite e misture até que fique bem homogêneo. Reserve.

Pavê de Panetone sem glúten
Pavê de Panetone sem glúten. Imagem: divuglação

Agora no prato em que o pavê será servido, você deve colocar uma camada do panetone sem glúten. Molhe cada fatia de panetone na mistura de vinho do porto. Depois disso, adicione por cima metade do creme de baunilha. Repita o procedimento com a fatia de panetone, molhando-as na calda do vinho. Adicione a outra metade do creme de baunilha. Finalize colocando o chocolate com o creme de leite por cima.

Enfeite como preferir, com nozes, damasco ou outras sementes e frutas. Deixe na geladeira por, no mínimo, 3 horas e está pronto. A receita pode ser feita com qualquer panetone, mas só será sem glúten se o panetone usado também for, por isso fique bem atento.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here