Receita de Pão de Abóbora Japonesa sem glúten

0

Você gosta de experimentar e arriscar na cozinha? Se a resposta e positiva, fique ligado nessa receita e tente fazer em casa para sua família. É simples e saudável.

pão de abóbora japonesa sem glúten
pão de abóbora japonesa sem glúten. Imagem:divulgação

O pão é um alimento muito gostoso, porém leva farinha branca e contém glúten o que faz muitas pessoas optarem por tirá-lo da dieta. Nesse caso vamos ensinar você a produzir um pão que além de saboroso, não tem glúten e até os intolerantes ou alérgicos podem comer sem medo.

Acesse e saiba mais informações: Receita de Hambúrguer sem glúten

Receita do pão de abóbora japonesa sem glúten

Ingredientes:

Com essa quantidade de ingredientes, você consegue fazer um pão para quatro pessoas. É preciso ter em casa:

– 500 gramas de farinha preparada sem glúten;

– 200 gramas de abóbora japonesa cozida;

– 50 miligramas de água morna;

– 15 gramas de fermento biológico fresco (fermento de pão);

– 6 colheres de sopa de azeite;

– 1 colher de sopa de manteiga ghee* ou óleo de coco;

– 1 unidade de ovo;

– 1 colher de chá de CMC* ou goma guar*;

– 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo dessa receita de pão de abóbora japonesa sem glúten

Para preparar você precisa cozinhar a abóbora até que ela fique mais mole. Após isso, misture no liquidificador a água, a abóbora cozida, o fermento, o azeite, a manteiga, o ovo e o sal. Bata até que a mistura fique homogênea.

Pegue um recipiente, coloque o que está no liquidificador e vá acrescentando a farinha preparada e o CMC aos poucos. Misture bem a massa por oito a dez minutos e unte uma forma maior para despejar o conteúdo que irá crescer consideravelmente.

pão de abóbora japonesa sem glúten
Receita de Pão de abóbora japonesa sem glúten. Imagem:divulgação

Cubra a forma com um pano e espere 50 minutos ou até dobrar o volume. Por fim, asse em um forno já pré-aquecido por cerca de 30 a 50 minutos entre 180º e 220º.

A receita leva um tempo para ficar pronta e é preciso que esfrie um pouco antes de ser consumida. Mas com certeza a espera vale a pena.

Se você não é muito familiarizado com a cozinha sem glúten e ficou em duvida sobre o que é o CMC, manteiga ghee e goma guar, não se preocupe, vamos tentar ajuda-lo com uma breve explicação.

Acesse e saiba mais informações: Receita de filé de frango empanado sem glúten

CMC

O glúten é a proteína que dá maciez e elasticidade nas massas, sem ele, o produto tende a ficar mais seco, mais denso e a esfarelar porque a massa fica sem liga. O CMC ele vai substituir o glúten justamente nisso e é fácil de ser encontrado. É muito usado para fazer bolos decorativos, inclusive.

CMC
CMC. Imagem:divulgação

O CMC é um polímero hidrossolúvel que deriva da celulose para o uso alimentar e é chamado de CarboxiMetilCelulose, por isso, CMC. No mercado, você o encontra como um pozinho ligeiramente amarelado.

Absorve bastante água, funciona como espessante neutro, emulsificante, agente de suspensão homogeneizante e aglutinante. Levemente laxante e saciador de apetite.

Manteiga ghee

É um tipo de manteiga clarificada de leite de vaca ou búfala. É muito usada na culinária indiana. É bastante semelhante com a manteiga de garrafa brasileira. É mais saudável que a manteiga comum e apresenta alguns benefícios à saúde, como: equilíbrio a acidez gástrica; distribui os nutrientes para o organismo com maior eficácia;

Manteiga ghee
Manteiga ghee. Imagem:divuglação

Estimula o metabolismo ajudando a digerir e absorver melhor os alimentos evitando a formação de toxinas dos restos alimentares e auxilia na sua queima; nutre as camadas mais refinadas do sistema nervoso sendo benéfica para a memória e para a capacidade de aprendizado; ajuda na fertilidade; e alivia e fortalece o fígado e os rins.

Acesse e saiba mais informações: 13 cardápios sem glúten

Goma Guar

Assim como a manteiga ghee, a goma guar provém da Índia. É retirada das sementes da Cyamopsis tetragonolobus ou da Cyamopsis psoraloides.

Goma Guar
Goma Guar. Imagem:divulgação

Parece complicado, mas é bastante utilizada na indústria alimentícia como espessante, estabilizante, emulsificante e agente de corpo. Não é encontrada com tanta facilidade, por isso o preço do produto é mais alto.

Recomendados para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here