Dieta sem Glúten

2

A doença celíaca é conhecida por ser intolerante ao glúten. Ela atinge o intestino delgado interferindo na absorção de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

Nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais são mal absorvidos pelo organismo de quem sofre desta doença. Desta forma, o celíaco precisa se adequar a uma dieta especial sem glúten, para poder ter uma vida normal e saudável.

Dieta do celíaco sem glúten

O glúten é uma proteína vegetal que está presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte, e em todos os demais produtos que utilizam esses ingredientes em sua fórmula, como é o caso de bolos, pães, pizzas e bebidas fermentadas como, por exemplo, a cerveja. Na dieta sem glúten é necessário substituir estes alimentos por outros que não contenham essa proteína, como é o caso do arroz e seus derivados, como a farinha de arroz; o milho e seus derivados, como a farinha de milho, o fubá e o amido de milho; a batata e a fécula de batata; a mandioca e a farinha de mandioca, o polvilho azedo e o polvilho doce.

999144_522700011176434_833380739_n

Atualmente, pessoas que não são portadoras da doença celíaca estão excluindo o glúten da alimentação pensando que assim, irão emagrecer. No entanto, o glúten unicamente não é responsável pelo aumento de peso. O que causa o aumento do peso é o consumo excessivo de alimentos que o contenham como, por exemplo, os pães, os biscoitos, as pizzas e bolos. Desta forma, as pessoas que emagrecem retirando o glúten da sua dieta alimentar não estão emagrecendo pela exclusão da proteína,  mas sim, porque o consumo de calorias diminuiu.

Atenção à dieta sem glúten

Na dieta sem glúten, o celíaco deve prestar atenção nos rótulos dos alimentos que encontra no supermercado e ver se o alimento contém ou não glúten antes de leva-lo para casa. Quando o portador da doença celíaca come em lanchonetes, restaurantes públicos, mercados de rua, casas de amigos que desconhecem seu problema ou em eventos sociais, fica difícil de constatar a presença do glúten nos alimentos, pois não se conhece a procedência. No entanto, existem alimentos convencionais nos quais a presença do glúten é inevitável.

celiaca_rotulo

Existem algumas lojas especializadas em alimentos para quem sofre da doença celíaca. Nestes estabelecimentos se pode encontrar facilmente vários tipos de comidas semelhantes as que se come no dia-a-dia de uma pessoa normal, lógico, sem a presença do glúten.

 

Recomendados para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here